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Type: Tese de Doutorado
Title: Metodologia para avaliação e determinação de índices de conforto acústico em engenharia automobilística
Authors: Carla Julio da Silveira Brizon
First Advisor: Eduardo Bauzer Medeiros
Abstract: Um método que conduz à avaliação do conforto vibroacústico em automóveis é discutido. Esta área tem sido uma questão crucial para a indústria automotiva, como um fator chave em um mercado que se tornou cada vez mais exigente nos últimos anos. Mesmo que tenha havido um relativo desenvolvimento dedicado a esta questão, há ainda uma lacuna entre a determinação dos parâmetros vibroacústicos e os parâmetros de qualidade de conforto para veículos automotivos. O presente trabalho tem como principal objetivo uma contribuição para a correspondência entre parametrização veicular e conforto automotivo. Cinco automóveis do mesmo segmento automotivo, mas de diferentes marcas e modelos, foi a amostra escolhida para fornecer os dados necessários para análise do método proposto. Estes veículos foram testados em uma variedade de estradas e condições operacionais nas quais os parâmetros vibroacústicos convencionais" medidos foram associados à opinião subjetiva dos avaliadores. Os dados resultantes foram organizados utilizando considerações de psicoacústica e o desenvolvimento de um método estatístico proposto. Como resultado, uma série de índices de conforto acústico e vibracional (ICA e ICV) foi obtida. Estes descritores foram correlacionados com as condições da estrada para o veículo em teste e suas condições operacionais correspondentes. Os dados obtidos foram organizados de forma a fornecer uma referência para o desenvolvimento de automóveis e análise do conforto veicular. Estes dados também foram comparados com a metodologia padrão atualmente em uso na indústria automobilística. Ainda que o método proposto tenha origem na prática mencionada, o uso dos parâmetros, e particularmente a maneira pela qual eles estão associados fornece uma nova visão para essa área. Parâmetros raramente ou nunca utilizados nesta área, tais como curtose e o efeito combinado de parâmetros de vibração (sensação de corpo) e acústico (audição) foram associados indicando uma forte necessidade de modificação no procedimento padrão existente para a obtenção de parâmetros de projeto mais adequados.
Abstract: A method leading to the evaluation of vibroacoustic comfort in motor cars is discussed. This area has been a crucial issue for the automotive industry, as a key factor in a market which has become increasingly demanding during the last years. Even though there has been a corresponding development dedicated to this issue there still a gap between vibroacoustic parameter determination and Comfort Quality parameters for motor cars. The present work represents a contribution where a correspondence between car parametrization and automotive comfort is the main objective. Five motor cars, part of the same automotive consumer class but different in make and model have been the chosen sample to provide the necessary data to analyse the proposed method. These vehicles have been tested in a variety of road and operational conditions where the measured conventional vibroacoustic parameters have been associated with the subjective opinion of the testers. The resulting data have been organised using psychoacoutics considerations and a purpose developed statistical method. As a result, a range of acoustic and vibration comfort indicators (ACI and VCI) has been obtained. These descriptors have been correlated to the road conditions, to the vehicle under test and its corresponding operational condition. The obtained figures have been organised in order to provide a reference for car designers and car comfort analysis. These data have also been compared with the standard practice currently in use in the car industry. Even though the proposed method has originated from the mentioned practice the use of the parameters, and particularly the way in which they are associated provides a new insight into this area. Parameters seldom if ever used in this area such as Kurtosis and the combined effect o vibration (body feel) and acoustic (hearing) parameters have been associated in a way that strongly indicates the need for modification in the standard procedures if proper design parameters are to be obtained.
Subject: Engenharia mecânica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-92EJXM
Issue Date: 28-Mar-2012
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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