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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Parcerias público-privadas no ensino fundamental e na educação infantil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docente
Authors: Kildo Adevair dos Santos
First Advisor: Livia Maria Fraga Vieira
First Referee: Carlos Roberto Jamil Cury
Second Referee: Alvaro Luiz Moreira Hypolito
Abstract: Este estudo tem como objetivo conhecer e compreender quais são as implicações para a gestão escolar e a organização do trabalho docente em escolas de educação básica da rede municipal de ensino, advindas da adoção da parceria público-privada entre a Prefeitura de Santo Antônio do Amparo e a Fundação Pitágoras, durante os anos de 2007 a 2010. Considerando os objetivos do estudo, foi desenvolvida a pesquisa utilizando métodos qualitativos de coleta de dados (documentos, observação e entrevista semiestruturada). Constata-se que a estratégia da parceria público-privada tem implicado fortemente na gestão das escolas públicas e no trabalho dos docentes, implantando uma lógica mercantil, tecnicista, gerencialista, eficaz e eficiente, disseminando as regras de competitividade, da avaliação e da prestação de contas, o que tem contribuído para a privatização da gestão escolar e para a intensificação do trabalho docente.
Abstract: The present study aims at getting to know and understanding which are the implications for school management and teacher work organization in schools of fundamental education of the public system of education, coming from the adoption of the public-private partnership between the City Hall of Santo Antônio do Amparo and Fundação Pitágoras, during the years from 2007 to 2010. Concerning the objectives of the study, we have carried out the research using qualitative data gathering methods (documents, observation and semi-structured interview). We have found that the public-private partnership strategy have strongly impacted on the management of the public schools and on the teachers work, implanting a mercantile, tecnicist, generalist, effective and efficient logic, disseminating the rules of competitiveness, evaluation and accountability, what has contributed to the privatizing of school management for the intensification of the teacher work.
Subject: Professores Condições sociais 
Educação
Parceria público-privada
Escolas  Organização e administração  
Educação e Estado
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-92QP7K
Issue Date: 6-Aug-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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