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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Intenção estratégica e identidade organizacional: um estudo sobre formação da estratégia em uma organização inovadora
Authors: Daniel Teodoro Gomes
First Advisor: Reynaldo Maia Muniz
First Co-advisor: Alexandre Teixeira Dias
First Referee: Carlos Alberto Goncalves
Abstract: Buscando contribuir para a compreensão da estratégia como um processo de formação, o presente trabalho coloca o seguinte problema de pesquisa: Como se forma a estratégia em uma empresa inovadora e quais fatores informais manifestam-se neste processo?. Os fatoresinformais relacionam-se com os processos semiconscientes de decisão e os aspectos culturais, políticos e históricos da organização, e ao modo como estes são percebidos e interpretados por seus membros. Com o objetivo de possibilitar a identificação dos fatores informais, a pesquisa concentra-se em dois conceitos principais, o conceito de intenção estratégica (HAMEL; PRAHALAD, 1989) e o conceito de identidade organizacional (ALBERT; WHETTEN, 1985). Estes conceitos são compreendidos como percepções dos membros da organização sobre sua visão de futuro e suas características presentes, respectivamente. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa apoia-se no estudo de caso de uma empresa inovadora, líder em seu setor e pioneira na prestação de diversos serviços na área de telefonia móvel no Brasil. A coleta de dados foca entrevistas semi-estruturadas com diretores e gerentes envolvidos no processo de formação da estratégia, complementada pela coleta de documentos e observaçãodireta. A análise dos dados baseia-se nas técnicas de análise do discurso, a partir das estratégias de persuasão sugeridas por Faria e Linhares (1993). A estratégia da empresa estudada pode ser definida como uma visão empreendedora, voltada para o crescimento e a valorização da empresa e apoiada por um processo de diversificação das linhas de produto a partir de um novo direcionamento composto por três elementos: componentização; segmentação do mercado em verticais; e busca por recursos externos para financiar a retomada da inovação. A componentização apresenta-se como elemento central deste novo direcionamento e, em conjunto com o conceito de sustentabilidade dos 3 Rs (reduzir, reciclar e reutilizar), é percebida pelos membros da empresa como uma forma de pensar, aplicável atodos os seus processos. Retomando as propostas de autores que apoiam-se em pesquisas empíricas e em teorias desenvolvidas em diversos campos das ciências sociais, pode-se colocar esta conclusão em outras palavras: a estratégia da empresa estudada forma-se comouma heurística, no caso, apoiada por uma visão de futuro deliberada condicionada pela trajetória histórica da empresa e seus valores centrais -, que atua como fator motivador e guia para as decisões e ações dos membros da organização.
Abstract: Aiming to contribute to the understanding of strategy as a formation process, this research proposes the following question: How the strategy of an innovative company is formed and which informal factors manifest in this process?. Informal factors are related to semiconscious processes of decision making, and cultural, political and historical aspects of an organization and the way these are perceived and interpreted by its members. In order to identify the informal factors, this research focus on two main concepts: strategic intent (HAMEL; PRAHALAD, 1989) and organizational identity (ALBERT; WHETTEN, 1985), defined as the members' perceptions about the future perspective and the present characteristics of the organization, respectively. To answer the proposed question, this research uses a case study on an innovative company, leader in its sector and the first provider of many mobile services in Brazil. Semi-structured interviews with directors and middle managers who participated in the strategy formation process are the main data collection instrument, complemented by documents and direct observation. The analysis is based on discourse analysis techniques, mainly the persuasion strategies suggest by Faria and Linhares (1993). The strategy of the studied company can be defined as an entrepreneurial vision aimed to revenue growth and value increase of the company, supported by a process of diversification of its products lines by means of a new direction composed of three elements: componentization; market segmentation in verticals; and the search for external resources to finance the recovery of innovation processes. The componentization presents itself as the central element of this new direction and, together with the concept of 3 Rs (reduce, recycle and re-utilization), is perceived by the company's members as a way of thinking, which can be applied to all its processes. Considering the proposals of researchers who support their work on empirical studies and theories developed in many fields of social sciences, this conclusioncan be put in other words: the strategy of the studied company is formed by an heuristic, in the case, supported by a deliberated perspective about the future of the company conditioned by its historical trajectory and central values -, which acts as a motivational factor and a guide for the decisions and actions of the organization members.
Subject: Administração
Heurística
Empreendedorismo
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-92XJ4V
Issue Date: 26-Jun-2012
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