Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-936F6P
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A história da pós-graduação em Biblioteconomia no Brasil: a interação texto/contexto
Autor(es): Alcenir Soares dos Reis
Primeiro Orientador: Anna da Soledade Vieira
Primeiro membro da banca : Murilo Bastos da Cunha
Segundo membro da banca: Marysia Malheiros Fiuza
Terceiro membro da banca: Maria Teresa Marques Amaral
Quarto membro da banca: Maria Eugenia Albino Andrade
Resumo: Recupera a história da criação dos cursos de Pós-Graduação em Biblioteconomia do Brasil Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação IBBD, atualmente Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia IBICT, Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUCCAMP, Universidade de Brasília UnB, Universidade Federal da Paraíba - UFPb. Analisa-os no contexto da década de setenta, recorrendo à implementação desses Cursos. Efetivou-se um trabalho subsidiado pelo referencial teórico, pela análise dos dados da história, conforme revelados pela memória dos atores do processo e pelos documentos produzidos institucionalmente em relação aos fatos. Os resultados indicam que a criação desses Cursos se fez para atender às exigências do contexto, em especial às da política educacional, aos incentivos da Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES e às demandas do mercado de trabalho. Sua institucionalização teve como objetivo incorporar à área de Biblioteconomia ao processo de modernização e à ênfase desenvolvimentista vigente no contexto social.
Abstract: This study recovers the history of the five Brazilian Post-Graduate Programmes on Library Science: Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação - IBBD, now called Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Pontificia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP, Universidade de Brasília - UnB and Universidade Federal da Paraíba - UFPb. The methodoly was directed to critically aprehend the underlyng facts in the implementation of the above-mentioned programmes. To make it effective, the study was based on the literature, on the recollections of the subjects about the historical facts and on official documentation. The results show that these Programmes were created to meet demands from the actual context, especially in relation to educational policy and to Coordenação do Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior - CAPES tutoring of the profissional market demands. The institutionalization of those educational programmes had the objective of modernization and development, characteristics of the social context.
Assunto: Biblioteconomia
Bibliotecas e educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-936F6P
Data do documento: 18-Dez-1990
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