Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-953RCA
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Proposta metodológica para identificação de áreas vulneráveis para a conservação do patrimônio espeleológico brasileiro
Autor(es): Mauro Gomes
Primeiro Orientador: Maria Marcia Magela Machado
Primeiro membro da banca : Sergio Donizete Faria
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta metodológica de mapeamento da vulnerabilidade do patrimônio espeleológico aos impactos ambientais. A sistemática se insere no âmbito do Programa Nacional de Conservação do patrimônio espeleológico, criado pelo Ministério doMeio Ambiente, e tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma estratégia nacional de conservação e uso sustentável do patrimônio espeleológico nacional. Para a identificação de áreas onde este patrimônio apresenta maior vulnerabilidade a impactos ambientais optou-se pela utilização da Análise Espacial em Sistemas de Informações Geográficas SIG. A metodologia está baseada em análise multicritérios considerando diversos temas avaliados como preponderantes na conservação das áreas onde se encontramas cavidades naturais subterrâneas. O resultado final desta análise está sintetizado em um mapa de vulnerabilidade no qual são identificadas as cavernas a serem monitoradas pelo Programa Nacional.
Assunto: Sistemas de informação geográfica  
Espeleologia  
Impacto ambiental
Grutas  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-953RCA
Data do documento: 23-Mar-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Geoprocessamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mauro_gomes.pdf7.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.