Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-97HHY4
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dc.contributor.advisor1Enia Salles Rochapt_BR
dc.creatorCarla Elizabel Coelho Pieronipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T06:10:55Z-
dc.date.available2019-08-12T06:10:55Z-
dc.date.issued2009-11-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-97HHY4-
dc.description.resumoNo processo de humanização dos serviços de saúde é necessário prioritariamente existir uma comunicação entre o profissional e o paciente, os integrantes da equipe e os gestores. Um grande desafio para o SUS é a melhora da qualidade dos serviços prestados e isto não está centrado apenas na experiência técnica e na produtividade. Quanto maior a interação entre o profissional e os gestores maior será a possibilidade da eficácia do atendimento. O presente trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão sobre o tema humanização dos serviços de saúde e relatar a experiência do Centro de Saúde Marcelo Pontel (CSMP). A metodologia aplicada foi uma revisão extensa da literatura em torno do tema humanização dos serviços de saúde pública. No CSMP a triagem dos pacientes é feita através do acolhimento que acontece três vezes por semana pelas Equipes de Saúde Bucal (ESB). Este procedimento é de caráter individual e favorece o reconhecimento do paciente em sua demanda principal através do diálogo e da percepção do contexto social no qual está inserido. Atendendo às determinações da Política Nacional de Humanização dos serviços de atenção à saúde a unidade favorece a aproximação entre a Universidade e o serviço público de saúde recebendo estagiários de várias universidades como Estácio de Sá, Universidade Federal de Minas Gerais e Feluma. As atividades desenvolvidas pelos acadêmicos estão presentes na puericultura,no acolhimento, nas consultas de pré-natal e coleta de papa-nicolau, curativos, atividades educativas e visitas domiciliares. A equipe de saúde bucal desenvolve um trabalho em parceria com a equipe médica de puericultura onde crianças de três a dois anos são atendidas pelo dentista ou pela TSB. Um trabalho junto às famílias residentes em áreas de maior risco social dentro da área de abrangência da unidade está sendo iniciado pela ESB. Frente às grandes mudanças propostas noatendimento odontológico, sobretudo na prática do serviço público pelo SUS, surge a imperativa necessidade de se buscar uma adequação por parte dos profissionais a esta nova forma de se pensar. Ela se baseia em uma prática humanizada do serviço colocando o homem como centro de um processo de construção da cidadania onde se valoriza a realidade social e epidemiológica integrada com as políticas sociaise de saúde formando assim um profissional adequado ao contexto social no qual irá atuar de forma transformadora.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectServiços de saúdept_BR
dc.subject.otherHumanização da assistênciapt_BR
dc.subject.otherSaúde bucalpt_BR
dc.subject.otherSaúde da famíliapt_BR
dc.subject.otherAvaliação de serviços de saúdept_BR
dc.titleHumanização dos serviços de saúde: experiência do Centro de Saúde Marcelo Pontel Gomespt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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