Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-97JKTM
Type: Monografias de Especialização
Title: Avaliação da satisfação do usuário no atendimento de urgência/emergência odontológica da UPA-Norte-PBH
Authors: Valeria Abreu Duraes Lemos
First Advisor: Efigenia Ferreira e Ferreira
Abstract: O objetivo principal de todo serviço de saúde deve ser a satisfação do usuário. Através da avaliação da satisfação do paciente, é possível perceber as suas expectativas em relação ao serviço, descobrindo as possíveis falhas e procurando soluções para melhoria do serviço prestado. O objetivo deste trabalho foi avaliar a satisfação dos usuários atendidos no serviço de urgência/emergência odontológica prestada na UPA-Norte PBH (Unidade de Pronto Atendimento-Prefeitura de Belo Horizonte) e, com essa avaliação, programar estratégias de aprimoramento ao serviço. A coleta de dados foi realizada através de questionário aplicado em uma amostra composta de 100 pacientes, constituindo-se em estudo de caráter avaliativo, com abordagem quantitativa. A análise dos resultados mostrou que houve predominância de adultos jovens (36%). Quanto à estrutura física, 65% declararam estar muito satisfeitos com o conforto e 48% com a limpeza do consultório odontológico; 45% declararam estar muito satisfeitos com o conforto e 35% com a limpeza da sala de espera. Quanto ao tempo de espera, 52% consideraram rápido. Quanto à qualidade funcional, 100% dos pacientes consideraram o dentista atencioso durante o tratamento, 99% receberam orientações de cuidado após o tratamento e 97% foram orientados a procurar outro serviço para dar continuidade ao seu tratamento. Quanto à resolutividade, 66% declararam que o problema foi totalmente resolvido. E, no geral, em relação ao atendimento odontológico, 90% ficaram totalmente satisfeitos. Concluiu-se que houve um elevado grau de satisfação com o atendimento recebido. Os aspectos referentes ao campo relacional, ou seja, pertencentes às relações profissionais de saúde-usuário, demonstraram-se como principais determinantes da satisfação.
Abstract: The main goal of all health services must be the users satisfaction. Through the evaluation of the patient's satisfaction, it is possible to verify their expectations regarding the service; failures can be found and solutions for improvement can be made. The purpose of this study was to evaluate user satisfaction at the emergency dental service provided in the UPA- Norte PBH (Unit of emergency care- City Hall of Belo Horizonte) and to plan strategies for improving the service. The data collection was accomplished by means of a questionnaire applied in a sample of 100 patients. It is a study that has an evaluative character and a quantitative approach. The results showed a predominance of young adults (36%). As for physical structure, 65% reported being very satisfied with the comfort and 48% with the cleaningness of the dental office, 45% reported being very satisfied with the comfort and 35% with the cleaningness of the waiting room. Regarding waiting time, 52% considered fast. As the functional quality, 100% of patients felt the dentist attentive during treatment, 99% received orientation for care after treatment and 97% were instructed to look for another service to continue his treatment. As for solving their problems, 66% stated that the problem was fully resolved. And in general, in relation to dental care, 90% were completely satisfied. It was concluded that there was a high degree of satisfaction with the care received. The aspects that refer to the relational field appeared as main determinants of satisfaction.
Subject: Emergências odontológicas
Saúde pública
Centros de saúde
Saúde bucal
Atenção primária à saúde
Avaliação de serviços de saúde
Promoção da saúde
Satisfação do paciente
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-97JKTM
Issue Date: 28-Nov-2009
Appears in Collections:Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
valeria_duraes.pdf169.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.