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dc.contributor.advisor1Jose Edson Larapt_BR
dc.creatorAleta Regina Scardua Pereira Takeuchipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T07:47:21Z-
dc.date.available2019-08-13T07:47:21Z-
dc.date.issued2001-06-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-99JG9U-
dc.description.resumoA globalização dos mercados tem feito as empresas partir em busca de métodos alternativos de gestão e organização, a fim de alcançar posição sustentável frente à concorrência. Nesse contexto, destacam-se as estratégias de internacionalização. É necessário que a empresadetermine e identifique o tipo ideal de estratégias de entrada e expansão nos mercados internacionais. Busquem alternativas que possibilitem ganho real de vantagem competitiva. O objetivo desse trabalho é caracterizar e descrever o processo de internacionalização viaelaboração de estratégias de entrada e expansão em mercados internacionais de uma indústria capixaba de produtos alimentícios, a Chocolates Garoto S.A. Ao analisar as estratégias de internacionalização, busca-se identificar: os objetivos e fatores condicionantes para essa internacionalização: os critérios de decisão considerados para a escolha do modo de entrada, a estratégia de entrada, a estratégia de expansão nesses mercados e as estratégias do mix de marketing internacional. Adotou-se para a análise três modelos. O modelo elaborado por Kotabe & Helsen, sobre os critérios de decisão considerados na escolha do modo de entrada; o modelo elaborado por Leersnyder, sobre a estratégia de entrada em mercados internacionais; e o modelo elaborado por Keegan & Green, sobre a estratégia de expansão em mercados internacionais. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semi-estruturadas,realizadas com os principais executivos vinculados à área de comércio exterior da empresa. O tratamento de dados foi efetuado a partir de análise das entrevistas. Os resultados obtidos revelaram que a empresa não segue estritamente os modelos definidos e delimitados pelos autores citados. Seguem modelos similares, baseados em suas experiências, necessidades e objetivos. Demonstraram que a empresa utiliza estratégias de entrada e expansão em seu processo de internacionalização e que estas contribuem para a expansão de mercado. Entretanto, tais estratégias não são concretizadas de forma estruturada e coordenada, resultando na perda de esforços despendidos no processo e na subtilização de recursos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherBrasil Indústriaspt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.titleEstratégias de internacionalização de indústria de alimentos: o caso da chocolates Garotopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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