Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99RFTB
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Glaucia Muniz Proenca Larapt_BR
dc.contributor.referee1Janaina de Assis Rufinopt_BR
dc.contributor.referee2Ana Cristina Fricke Mattept_BR
dc.creatorRafael Batista Andradept_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T18:43:54Z-
dc.date.available2019-08-13T18:43:54Z-
dc.date.issued2013-01-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-99RFTB-
dc.description.abstractCette recherche a pour but danalyser sept chansons et sept poèmes qui sont devenus sept chansons-poèmes par l'énonciation de Maria Bethânia, chanteuse de la MPB (musique populaire brésilienne). En situant lanalyse essentiellement sur le plan discursif du parcours génératif du sens proposé par la Sémiotique du Discours (ligne Française ou Greimassienne), on appréhende, à travers les thèmes et les figures de la composante sémantique, les formations discursives et idéologiques qui mettent l'accent sur les chansons-poèmes et concurrencent avec d'autres éléments pour caractériser l'ethos de l'interprète. On se penche aussi vers des questions qui entourent la notion de genres de discours, en articulant à la théorie bakhtinienne des contributions situées dans le champ de l'analyse du discours. Cette recherche montre que la pratique textuelle-discursive de Maria Bethânia de fusionner les poèmes avec les chansons produit un effet de sens autre, donc lié à un troisième énonciateur: celui de la Chanson-Poème. Cela contribue à caractériser l'hybridation de ces deux genres de textes en tant que nouveau texte, qui, à son tour, nous amène à des études sur lauctorialité, examinée sous deux aspects: l'ethos, déjà mentionné, et le statuts du sujet Maria Bethânia. Ce travail révèle que Bethânia a un ethos dinterprète avec des droits d'auteur, en devenant ainsi une interprète-auteur. En outre, Bethânia projette une autre image de soi dans son discours, celle de « savante-carnavalesque ». Cela nous amène à postuler que plus quun dispositif simple de style, la technique adoptée par Bethânia montre la possibilité de naissance d'un nouveau genre de discours, avec ses propres spécificités, qui le distinguent des genres chanson et poème, pris séparément.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, analisamos sete canções e sete poemas, que, por meio da enunciação da cantora da MPB Maria Bethânia, tornaram-se sete canções-poemas. Situando nossa análise, prioritariamente, no nível discursivo do percurso gerativo de sentido proposto pela Semiótica do Discurso (Francesa ou Greimasiana), apreendemos, através dos temas e das figuras do componente semântico, as formações discursivas e ideológicas que incidem sobre as canções-poemas e concorrem, juntamente, com outros elementos para a caracterização do éthos da intérprete. Voltamo-nos ainda para as problemáticas que envolvem a noção de gêneros de discurso, articulando à teoria bakhtiniana contribuições situadas na grande área da análise do discurso. Nossa investigação evidencia que a recorrente prática textual-discursiva de Maria Bethânia de mesclar poemas e canções produz efeitos de sentidos outros, relacionados, portanto, a um terceiro enunciador: o da Canção-Poema. Esse fato contribui para caracterizar a hibridização de textos desses dois gêneros como um novo texto, o que, por sua vez, nos remete aos estudos da autoria, abordada sob dois aspectos: o do éthos, já mencionado, e o do estatuto social do sujeito Maria Bethânia. O trabalho revela que Bethânia possui um éthos de intérprete com dimensões autorais, tornando-se, desse modo, uma intérprete-autora. Outra imagem projetada por ela, em seu discurso, é a de erudita-carnavalesca. Isso nos leva a postular que, mais do que um mero recurso estilístico, a técnica adotada por Bethânia aponta para a possibilidade de surgimento de um novo gênero do discurso, com especificidades próprias, que o distinguem, portanto, dos gêneros canção e poema, tomados isoladamente.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFiguraspt_BR
dc.subjectTemaspt_BR
dc.subjectGêneros de discursopt_BR
dc.subjectÉthospt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherPoesia Autoriapt_BR
dc.subject.otherBethânia, Maria, 1946- Cançõespt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherSemióticapt_BR
dc.subject.otherGêneros discursivospt_BR
dc.subject.otherBethânia, Maria, 1946- Autoriapt_BR
dc.subject.otherCançõespt_BR
dc.subject.otherEthospt_BR
dc.titleSemiótica, éthos e gêneros de discurso nas canções-poemas de Maria Bethâniapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.