Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99RHQB
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Jose Edson Lara | pt_BR |
dc.creator | Antonia Dolores Belico Soares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T00:39:08Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T00:39:08Z | - |
dc.date.issued | 2004-08-12 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99RHQB | - |
dc.description.abstract | At the moment that companies choose to internationalize their business, independent on the strategies that have motivated them to do it so, they have to be aware that the achievement of these business will demand a series of operational procedures present at harbors, dry ports, airports or borders. The operational success of an internationalnegotiation is intimately linked to the correct operation of the customs. Thus, this work investigates the participation of the dry ports in the act of carrying in the logistics of the import and export operations to the interior of the country, accomplished in the state of Minas Gerais. To fulfill this goal, a study of case following a qualitative and quantitative approach has been developed. In a first phase using detailed interviews with specialists in foreign trade, logistics and customs we have gathered the material that based the elaboration of the questionnaire applied to consolidate the collected observations. The first obtained results brought back a brief history of the implantation and effective working of thedry ports in the state of Minas Gerais. They have also revealed that the carry in of the logistics operations process of foreign trade of the state has been reduced with the privatization of Brazilian harbors, bringing significant consequences for the customs sites situated in the country. The main inducing factors of this inhibition were the bureaucracyexcess in the systematic that involves the import and export operations, as well as the precariousness of the services of transport and logistics that still are in force in the country. | pt_BR |
dc.description.resumo | As empresas, ao optarem por internacionalizar os seus negócios, sejam quais forem as estratégias que as tenham motivado, devem ter claro que a efetivação destes negócios demandará uma série de procedimentos operacionais que ocorrerão em portos, portos secos, aeroportos ou pontos de fronteira. O êxito operacional de uma negociação internacional está intimamente ligado ao correto funcionamento dos terminais alfandegados. Este trabalho investiga a participação dos portos secos na interiorização da logística das operações de importação e exportação realizadas no estado de MinasGerais. Para atender a este objetivo, foi desenvolvido um estudo de caso, seguindo-se uma abordagem qualitativa e quantitativa. Em uma primeira fase, com a aplicação de entrevistas em profundidade com especialistas em comércio exterior, logística e aduana, reuniu-se o material que fundamentou a elaboração do questionário aplicado paraconsolidar as observações coletadas. Os primeiros resultados obtidos resgataram uma breve história da implantação e efetiva operacionalização dos portos secos no estado de Minas Gerais. Também, revelaram que o processo de interiorização das operaçõeslogísticas de comércio exterior do estado foi contido com a privatização dos portos brasileiros, trazendo conseqüências significativas para os terminais alfandegados situados no interior do país. Os principais fatores motivadores desta inibição foram: excesso de burocracia na sistemática que envolve as operações de importação e exportação; eprecariedade dos serviços de transporte e logística que ainda vigoram no país. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Logística | pt_BR |
dc.subject | Importação | pt_BR |
dc.subject | Marketing internacional | pt_BR |
dc.subject | Exportação | pt_BR |
dc.subject | Comércio exterior | pt_BR |
dc.subject | Portos secos | pt_BR |
dc.subject | Alfândega | pt_BR |
dc.subject.other | Logística empresarial | pt_BR |
dc.subject.other | Administração | pt_BR |
dc.subject.other | Comercio exterior | pt_BR |
dc.title | A participação dos portos secos na interiorização da logística das operações de importação e exportação: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
disserta__o_ant_nia_dolores_belico_soares.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.