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dc.contributor.advisor1Francisco Vidal Barbosapt_BR
dc.creatorAntonio Marcos Amaralpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T02:09:49Z-
dc.date.available2019-08-10T02:09:49Z-
dc.date.issued2001-08-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-99UGBU-
dc.description.resumoO objetivo básico desta pesquisa é o estudo para a identificação e análise dos fatores críticos de sucesso (FCS) utilizados pelas organizações cooperativas de crédito do Estado do Espírito Santo, em seu processo de gestão, que contribuem para a sobrevivência das mesmas e do êxito de apenas algumas delas. O estudo reveste-se de importância pelo fato não totalmente explicado de que, no período de 1990 a 2000, algumas cooperativas permaneceram estanques em seus processos de gestão e não se desenvolveram, não havendoconseqüentemente expansão, enquanto outras se expandiram e se desenvolveram. Importância, também, pelo fato do cooperativismo contribuir para a formação de uma economia social, (Irion.1997, p.23). A pesquisa contemplou a intervenção, segundo o modelo de planejamento estratégico desenvolvido por Silveira Júnior & Vivacqua (1996), de cinco organizações cooperativas de crédito: o Bancoob, a Creditel, a Coopsider, a Cecrest e o Sicoob-Central, (representantes de trinta e nove cooperativas), e vinte e duas entrevistas com dirigentes e executivos. A metodologia utilizada foi a observação participante, apoiada pela técnica de análise de conteúdo, avaliação de resultados e a técnica da triangulação e diversos follow ups. Para a realização da pesquisa optou-se pela utilização do método qualitativoexploratório, por meio de um estudo de casos múltiplos. Inicialmente foi realizado um diagnóstico organizacional, adaptado do modelo da metodologia traduzida de Work Situation and Class Position of Brasilian Engineers por Marques, A L. (1993), sendo em seguida iniciados os trabalhos. Analisando a estrutura das organizações cooperativas,observou-se, como resultado, que as relações e procedimentos são determinados, provavelmente, pelas condições estruturais e conjunturais da gestão cooperativa, a partir da compreensão de que fatores como, ação gerencial, eficiência, integração, organização,planejamento, controle, retorno sobre os investimentos, valor econômico agregado e principalmente capitalização, são os principais FCS, dentre outros, que impulsionam o desenvolvimento e expansão das organizações cooperativas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectCréditopt_BR
dc.subjectFatores críticos de sucessopt_BR
dc.subjectCooperativaspt_BR
dc.subject.otherCooperativismopt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titleFatores críticos de sucesso de organizações cooperativaspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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