Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99VHPW
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: MADE FOR: um estudo sobre o impacto da internacionalização na imagem de marca na moda de luxo mineira
Autor(es): Carmen Lucia Resende Almeida
primer Tutor: Jose Edson Lara
primer Co-tutor: Ricardo Teixeira Veiga
Resumen: O consumo, condição essencial para os indivíduos, é um aspecto da vida contemporânea e um campo de grande exploração pelos pesquisadores. Porém, compõe uma área demasiadamente carente de investigação. A moda, também, embora possua importância social, cultural e econômica, não recebe a devida atenção (McCRACKEN, 2003). Assim, esta pesquisa buscou promover um diálogo entre moda e consumo, direcionado para o campo dos bens de luxo, notadamenterelacionada a consumo e marca. Ainda que se possam encontrar alguns estudos da literatura estrangeira com foco no consumo de luxo (DUBOIS e DUQUESNE, 1993; KAPFERER, 1998; ALLÉRES, 1999, 2000; KAPFERER e BASTIEN, 2009), o tema no Brasil ainda pode ser considerado em construção. Portanto, há a necessidade de um olhar cuidadoso sobre a complexa sociedade do consumo de luxo, que vive na abundância e que gosta de gastar, adquirir, possuir e consumir. Atrelado a esse contexto, verificam-se o culto às marcas e a percepção dos consumidores e demais pessoas em relação aos valores transmitidos pela marca, que é denominada imagem da marca. O setor de moda brasileiro vem expandindo seus negócios pormeio da internacionalização de seus produtos e marcas. A partir desse contexto, a proposta central desta dissertação consiste em verificar e evidenciar o efeito da internacionalização na imagem de marca no universo da moda de luxo de Belo Horizonte, sob a ótica de consumidores. A base teórica utilizada foi estruturada apartir de uma ampla revisão sobre os temas Consumo, Moda (Moda de luxo) e Marca (Imagem de marca). No que se refere aos aspectos metodológicos, este estudo encontra-se alicerçado em uma estratégia qualitativa de pesquisa, adotando como método o estudo multicasos. Como técnica de análise, recorreu-se à análise de conteúdo. Para o tratamento dos dados, foi utilizado o software N-Vivo®QSR, versão 7.0. O lócus da pesquisa corresponde a quatro empresas (marcas) mineirasdo setor de moda de luxo: Coven, Mabel Magalhães, Ronaldo Fraga e Victor Dzenk. Já o corpus do estudo foi constituído pelos gestores das marcas mencionadas e três consumidores de cada, totalizando quatro gestores e doze consumidoras. A análise dos resultados possibilitou evidenciar que o consumo de moda de luxo não deve ser compreendido apenas como dispêndio de valores de uso, de caráter utilitário, ouvalor comercial, mas como conduta ativa e coletiva, como integração oudistanciamento de um grupo, externalização de emoções e desejos, e assim, fundamentalmente como consumo de significados. Em síntese, o estudo demonstrou a existência de certa importância que a marca adquire no consumo destes bens de luxo e identificou os principais valores (funcionais, culturais, simbólicos e experienciais e/ou sociais), que conduzem os consumidores pesquisados a escolherem determinada marca. Por fim, evidenciou a relação entre internacionalização e todos esses valores, no campo da moda de luxo, impactando consequentemente na imagem de marca
Abstract: Consumption, which is an essential condition for the individuals, is a contemporary life aspect and it is a great field to be explored by the researchers. However, it is a very poorly investigated area. Fashion also does not receive proper attention, although it has a social, cultural and economic relevance (McCRACKEN, 2003). Thus, this research aimed to promote a dialogue between fashion and consumption, focusing the luxury possessions, and it is clearly related to consumption andtrademark. Even though some foreign literature studies that focus on the luxury consumption can be found (DUBOIS e DUQUESNE, 1993; KAPFERER, 1998; ALLÉRES, 1999, 2000; KAPFERER e BASTIEN, 2009), the theme in Brazil can still be considered under construction. Therefore, there is the need of a careful look at the luxury consumption complex society that lives in abundance and that enjoys spending, acquiring, possessing and consuming. Connected to this context, there isthe cult of trademarks and the perception the consumers and other people have of the values which are transmitted by the trademark, which is called mark image. The Brazilian fashion sector has expanded its business through the internationalization of its goods and trademarks. From such context, the main purpose of this dissertation is to verify and show the effect of the trademark image internationalization on the luxuryfashion realm in Belo Horizonte under the consumers perspective. The theoretical basis used herein was structured from a wide review of the themes Consumption, Fashion (Luxury fashion) and Trademark (Trademark image). Regarding the methodological aspects, this study lies on a qualitative strategy of research, by using the multi-case study method. The content analysis was used as the analysis technique. For treating the data, the software N-Vivo®QSR, version 7.0, was used.The locus of the research corresponds to four fashion sector companies (trademarks) of Minas Gerais: Coven, Mabel Magalhães, Ronaldo Fraga and Victor Dzenk. The corpus of the study was constituted of the managers of the aforesaid trademarks and of three consumers of each trademark, totalizing four managers and twelve consumers. The analysis of the results enabled the study to evidence that the luxury fashion consumption must not be understood only as the consumption of use values, in an utilitarian sense, or of commercial value, but as an active and collective behavior, as an integration to or separation from a group, as the externalization of emotions and wishes, and, thus, fundamentally, as the consumption of meanings. In short, the study showed the existence of a certain relevance that the trademark acquires in the consumption of such luxury goods and it identified the main values(functional, cultural, symbolic and experiential and/or social ones) which lead the studied consumers to choose certain trademark. At last, the relation between the internationalization and all these values in the luxury fashion field was shown, consequently causing an impact on the trademark image.
Asunto: Consumo (Economia)
Objetos de luxo
Marketing
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99VHPW
Fecha del documento: 29-mar-2010
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_carmen_l_cia_resende_almeida.pdf919.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.