Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99XG7M
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Destino Brasil: uma análise da campanha publicitária realizada pela Embratur no ano 2000 e de sua contribuição para a formação da imagem do país
Autor(es): Cristiana Trindade Ituassu
primer Tutor: Jose Edson Lara
Resumen: Este trabalho investiga um, dentre os vários estímulos que o Brasil emite e que são responsáveis pela formação de uma imagem internacional do País. Utilizando-se a promoção do produto turístico brasileiro como instrumento para conhecer melhor o processo deconstrução dessa imagem, esta pesquisa objetiva identificar e analisar que Brasil foi vendido, por uma campanha publicitária realizada pela EMBRATUR, no ano 2000. Por meio de uma análise de conteúdo de suas peças e de entrevistas realizadas com especialistas, chegou-se àconclusão de que a campanha Destino Brasil promoveu a imagem de um país relativamente diversificado, cujo principal atrativo consiste em sua beleza natural. A partir dessa constatação e de reflexões sobre o que diz a literatura, argumenta-se que se trata de uma campanha de qualidade estética, porém equivocada de uma perspectiva estratégica, cuja contribuição para a formação de uma imagem adequada do País existiu, mas foi relativa.
Abstract: This work investigates one among several stimuli produced by Brazil which are responsible for the construction of the countrys international image. By promoting the Brazilian touristic product as a tool in order to better understand the process of construction related to the imagementioned above, this research aims at identifying and analyzing what kind of Brazil was sold by a publicity campaign performed by EMBRATUR in 2000. Analyzing both its content and the interviews made with some specialists, it was possible to realize that the campaign namedDESTINO BRASIL promoted the image of Brazil as a relatively diversified country, the main attraction of which consists of its own natural beauty. Based on these conclusions and also on literary reflexions, it is said that although this campaign had and aesthetic quality and contributed to develop an adequate image of the country, it presented a wrong strategicperspective. Therefore, such campaign must be understood and assessed in a critical view. Moreover, it seems clear that its contribution to create an adequate image of the country occurred in a relative way, a fact which is, undoubtedly, a negative aspect pertaining to the studied campaign.
Asunto: Publicidade
Turismo Brasil
Administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99XG7M
Fecha del documento: 5-feb-2004
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo TamañoFormato 
disserta__o_cristiana_trindade_ituassu.pdf1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.