Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99XJJG
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A imagem do destino turístico, na percepção dos atores do trade turístico: um estudo da cidade histórica de Diamantina/MG
Authors: Danielle Fernandes Costa Machado
First Advisor: Marlusa Gosling
Abstract: O objetivo deste trabalho consistiu em esclarecer a imagem do destino turístico na percepção da comunidade receptora, dos turistas e dos gestores públicos que compõem o trade turístico. A formulação da proposta de estudo baseou-se no Modelo Geral de Imagens em Turismo, formulado por Santana (2009), e em estudos que reconhecem o caráter plural e relativista da imagem do lugar. A cidade histórica mineira de Diamantina foi escolhida como lócus da pesquisatendo em vista a importância crescente que os programas de governo vêm atribuindo ao destino como polo indutor do turismo nacional e internacional. Os procedimentos operacionais da investigação envolveram uma série de métodos de coleta de dados, como a fotoetnografia, a pesquisa documental, as entrevistas semiestruturadas e as técnicas de projeção, optando-se pela abordagem qualitativa, reconhecida como mais apropriada aos propósitos do estudo. A análisedos dados foi feita a partir da técnica de análise de conteúdo (AC), o que propiciou o reconhecimento de cinco categorias referentes à imagem de Diamantina, todas condizentes com as teorias já consolidadas na área: a) os significados simbólicos atribuídos à atividade turística entre os diferentes atores sociais; b) a dimensão holística da imagem do destino, referenciando as semelhanças e discrepâncias entre as percepções dos diferentes grupos de sujeitos da pesquisa; c)a avaliação dos atributos da imagem de Diamantina pelos atores locais; d) a promoção turística realizada pelos gestores públicos; e e) a percepção da personalidade da marca do destino e de suadimensão psicológica como intervenientes no posicionamento de mercado. As conclusões sinalizam que as percepções dos atores turísticos sobre a destinação podem auxiliar a identificação dos traços da autenticidade do lugar e dos atributos mais valorizados pelos turistas a partir da sua experiência com o destino de viagem. Os resultados revelam ainda que, de modo geral, existe concordância quanto às várias dimensões percebidas da imagem de Diamantina entree pelos atores locais. No entanto, a imagem induzida pelos gestores municipais é equivocada do ponto de vista estratégico, pois, além de ser realizada de forma precária e inconsistente, não consegue transmitir de forma coerente os atributos da imagem do lugar identificados como potencializadores do diferencial competitivo da marca do destino. Ao contrário disso, a promoção turística que até então vem sendo desenvolvida serve mais para reforçar o estereótipo de cidade histórica mineira do que, propriamente, para agregar valor de consumo à marca do lugar.
Abstract: The aim of this study was to analyze the image of the destination, according to the perception of the host community, tourists and the public managers which compose the tourist trade. The study proposal was based on the General Model of Images in Travel, formulated bySantana (2009) and on previous studies which recognize the pluralistic and relativistic nature of the places image. The historic city from Minas Gerais state, Diamantina, was chosen as the place of research because of the increasing importance governmental programs are giving to thedestination as a pole which attracts national and international tourism. The research operational procedures involved several methods to collect data such as photoetnography, documental research, semi-structured surveys and projection techniques, choosing, therefore, a qualitativeapproach, deemed as more appropriate to the purposes of this study. Data analysis was done based on the technique of content analysis, which resulted in the recognition of five categories related to Diamantinas image, in agreement with the already established theories in the area: 1) the symbolic meanings attributed to tourism involving the different social actors, 2) the dimension of the holistic image of the destination, referring to the similarities and differences between the perceptions of different research groups and individuals; 3) the evaluation of theattributes of the image of Diamantina by local actors, 4) the tourism promotion held by public managers; 5) the perception of the brand personality of the destination and its psychological dimension to intervene in market positioning. The conclusion indicates that perceptions of the actors on the tourist destination can help to identify the characteristics of the authenticity of the place and the most valued attributes by tourists from its experience with the travel destination.The results also reveal that, in general, there is agreement as to the various dimensions of the perceived image of Diamantina among local actors. However, the image induced by municipal managers is misguided in a strategic point of view, because in addition of being weak and inconsistent, can not pass consistently the attributes of the image of the place which were identified as enhancers of the competitive differential mark of the destination. In contrast, the tourism promotion that so far has been developed serves more intensively to reinforce thestereotype of "historic town from Minas Gerais" than to add value to the places brand.
Subject:  Administração
Marketing
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99XJJG
Issue Date: 28-Jan-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_danielle_fernandes_costa_machado.pdf3.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.