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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Teoria do comportamento planejado decomposto: determinantes de utilização do serviço mobile banking
Authors: Deborah Oliveira Santos
First Advisor: Ricardo Teixeira Veiga
Abstract: Este trabalho buscou reconhecer os antecedentes que explicam a intenção dos clientes bancários em adotar o mobile banking, autoatendimento bancário realizado via canal móvel, como novo meio de interação com os bancos. Para atingir esse objetivo, desenvolveu-se ummarco conceitual a respeito dos avanços no campo da tecnologia da informação no setor bancário. Foram apresentados modelos que visam explicar o comportamento do consumidor na adoção de inovações. Dos modelos apresentados, optou-se por testar a teoria do comportamento planejado decomposto (TAYLOR e TODD, 1995). A operacionalização deste estudo descritivo conclusivo ocorreu em duas fases. Na fase exploratória, realizaram-se entrevistas e sessões de grupo de foco. Na fase descritiva, de natureza quantitativa, buscou-se a validação do modelo a partir de uma amostra de 515 clientes bancários. Técnicasmultivariadas, como modelagem de equações estruturais, foram usadas no tratamento estatístico dos dados. Os resultados apontaram para a validade do modelo, entretanto com algumas alterações. Os construtos normas subjetivas e controle percebido não tiveramsignificante impacto na intenção comportamental, ao contrário do teste original do modelo. Diferente desse estudo também foi a inclusão de uma nova variável no modelo original segurança , inserida na análise a partir da fase exploratória de coleta de dados. Esse construto demonstrou influenciar a intenção de adotar novas tecnologias. As relações entre os construtos encontraram apoio na análise de dados. Verificou-se que variações na atitude e segurança explicam 74% da variação de intenção em utilizar o mobile banking por parte dosrespondentes. Este trabalho constatou que intenção é um antecedente do comportamento real, corroborando com o que diz a bibliografia. Controle percebido e intenção atingiram um R2 de 0,28 na explicação da variação no comportamento real.
Abstract: This work has brought about the understanding of background that explains the intention of the bank clients accepting mobile banking the self-service banking that is done by using a mobile channel as a new way of interaction with the banks. In achieving this objective, it has developed a conceptual mark in respect of the advances in the information technologys field in the banking sector. Furthermore, it has been showed some patterns that explain the behaviour of the consumers in the using of innovation. Beyond the showed patterns, it hasbeen chosen to be tested the Decomposed Theory of Planned Behaviour (TAYLOR and TODD,1995). The procedure of this conclusive and descriptive study happened in two stages. In the exploratory stage there have been interviews and group sessions with a particular focalpoint. In the descriptive stage, the quantitative analysis, it explored the validation of a sample of 515 banking clients. Multivariate techniques, like Modelling of Structural Equation have been used in the statistic analysis of the data. The results validate the pattern, however with some alterations. The factors Subjective Rules and Perception Control did not have a significant impact in the behaviourist intention, wich contradicts the original pattern test. Another difference of this study was the inclusion of a new variable in the original pattern security, inserted in the analysis from the exploratory stage of the data collection. This factor showed the influence of the interaction and adoption of new technologies. The relationships between the factors found support in the analysis of the data. It has been proved that the variation in the attitude and security, explain 74% of the variation of the intention in using mobile banking by the participants. Furthermore, through this work it has been found that theinteration is an antecedent of the real behaviour, corroborating with what is said in the bibliography. Perception control and intention achieved R2 of 0,28 in the explanation of the real behaviour.
Subject: Bancos Serviços de informação
Administração
Comportamento do consumidor
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99YFUH
Issue Date: 26-Mar-2009
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