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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A influência do composto de marketing no sucesso empresarial: o caso de uma industria têxtil em Minas Gerais
Autor(es): Hideraldo Freire Fonseca
primer Tutor: Ricardo Teixeira Veiga
Resumen: Com o objetivo de avançar na compreensão de como a administração de marketing nas empresas contribui para a definição de estratégias e construção de vantagens competitivas, foi realizado um estudo de caso em uma empresa familiar mineira do setor têxtil, mais precisamente, do setor de malharia, sediada em Boa Esperança, com um histórico relevante de crescimento e de posicionamento no mercado nacional. De início, a pesquisa se desenvolveu com base nos elementos do composto de marketing: preço, praça, produto e promoção. Com oandamento da pesquisa, o escopo foi ampliado no sentido de permitir a análise de outros elementos internos à empresa que pudessem permitir um maior entendimento das razões de seu sucesso. Os dados foram coletados por meio de observação não-participante, observaçãoparticipante, pesquisa documental, entrevistas semi-estruturadas com proprietários, gerentes, supervisores de diversos departamentos e com alguns clientes da empresa. A análise de conteúdo possibilitou extrair, da fala dos entrevistados, parte dos elementos que permitiram acompreensão das questões levantadas. Esses dados foram então comparados com aqueles obtidos via vivência do pesquisador na empresa durante o período da pesquisa, com dados secundários obtidos de documentos internos e com algumas informações primárias coletadas por meio de questionários preenchidos por funcionários da empresa. Após a organização dos dados, foi feita uma descrição de diversos dos processos, com inserções dessas informações ecomentários do pesquisador. Os resultados obtidos dão uma boa idéia das possibilidades abertas para as empresas que efetivamente decidam levar a sério diversos aspectos do composto de marketing e de algumas possibilidades estratégicas para crescimento e posicionamento no mercado. Mostra, ainda, que é possível um crescimento estável em ambientes de instabilidade como o que aconteceu no Brasil nos últimos vinte anos. A organização revelou, e ainda o faz, que, com visão de futuro, postura proativa, criatividade eatenção às oportunidades, é possível construir uma empresa sólida e com postura agressiva no mercado. Do ponto de vista teórico, o estudo contribui, lançando luz sobre a relação entre gestão de marketing e estratégia competitiva na tentativa de explicar como as empresaspodem criar e manter vantagens competitivas.
Abstract: In an atempt to find the reasons how Corporative Marketing Administration contributes to strategies difinitiond and competitive advantages construction it was elaborated a study of case in a Minas Gerais state familiar company from the textile industrial sector, morespecifically knitting mills sector, located in the city of Boa Esperança, with a relevant profile of economical growth and national market position. At the begining the surveilance focused the basic marketing elements: price, distribution, product and promotion. As research goes onthe its escope was expanded so that to allow the analisis of another elements of the company that enable a best comprehension if the reasons for its success. The data was colected by noparticipantobservation, participant observation, documental research, semi-structured surveilance with owners, managers and supervisors of several departaments and costumers. The content analisis allowed us to extract from the answers part of the elements that enable the comprehension of the questions. These data was compared with those ones obtained by the experience of the reseacher in the company during the research period, with secondary data obtained from internal documents and from some primary information colected byquestionnaires filled by employees. After the organization of all the data it was done a description of several processes including these information and comments of the researcher. The results give us a good idea of the possibilities to other companies that want to take seriouly the aspects of the 4 basic marketing elements and of some strategical possibilities toimprove market positioning and economical growth. It still shows that it is possible a stable growing in an unstable environments like in Brazil in the last 20 years. The company showed than and still shows nowadays that wiht a wise future view, fast reactions, criativity and focus on good opportunities it is possible to build a solid company with a aggressive market posture. Theoreticaly, this study of case contributes enlighting the relation between marketing management and competitive strategies in a attempt to explain how organizations can create and maintain competitive advantages.
Asunto:  Administração
Marketing
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AAHVV
Fecha del documento: 28-feb-2005
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