Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ABJ48
Type: Monografias de Especialização
Title: Comparação entre as versões manuais e computadorizadas dos testes Torre de Londres (ToL), Teste de STROOP (STROOP) e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST)
Authors: Suzan Caroline Such
First Advisor: Arthur Melo e Kummer
Abstract: O presente estudo teve como objetivo comparar as aplicações manual e computadorizada do Teste de Stroop (Stroop), Torre de Londres (ToL) e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST). Tais testes são utilizados na avaliação das funções executivas, consideradas essenciais para gerenciar o comportamento humano e, por isso, pertencem à avaliação neuropsicológica de indivíduos normais ou com alterações cognitivas ou neurocomportamentais de causas diversas. A aplicação computadorizada destes testes tem como benefícios a precisão na apresentação dos estímulos, feedback, medidas temporais (reação e duração das respostas) e registro preciso das respostas, eliminando assim possíveis erros na obtenção dos dados e pontuação. A aplicação pelo examinador permite atividades como encorajamento do sujeito, esclarecimento das regras, auxiliá-lo a focar na tarefa, além de obter dados qualitativos durante o teste que não são possíveis observar apenas com a pontuação obtida. Os dados obtidos demonstraram similaridades significativas entre as versões manual e computadorizada do WCST-64 considerando os índices número de acertos, categorias completadas e número e percentual de erros, indicando possível validade convergente entre as versões deste teste, tal como foi mencionado em estudos similares, porém com diferenças na metodologia. O mesmo não pode ser observado no teste ToL, onde comparou-se o número de movimentos e pontuação das versões. No Stroop, apenas o índice tempo II apresentou similaridade, tendo divergências em todos os demais (tempo e erro I, erro II, tempo e erro III). Observou-se, ainda, que as versões computadorizadas dos testes WCST-64 e o Stroop foram mais motivadores para a faixa etária avaliada (8 a 10 anos) e que crianças com maior conhecimento em informática, em geral, obtiveram melhor desempenho nas versões computadorizadas. Ainda, quanto mais estimuladas as crianças eram (uso de computador, internet), melhor seu desempenho no Raven. Tais dados demonstram a relevância de pesquisas envolvendo testes computadorizados para o aprimoramento na avaliação das funções executivas, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento de diversos déficits e transtornos comportamentais e psiquiátricos. A presente pesquisa de validade convergente desses instrumentos foi um primeiro passo para a realização de estudos futuros que objetivem normatizar as versões computadorizadas na população brasileira.
Abstract: This study aimed to verify the functional analogy between manual and computer applications in the Stroop Test (Stroop), Tower of London (ToL) and Wisconsin Card Sorting Test (WCST). These tests are used in the assessment of executive functions, considered essential for managing human behavior and therefore belong to the neuropsychological evaluation of normal subjects or with cognitive or neurobehavioral alterations several causes. The implementation of computerized testing has benefits such as accuracy in the presentation of stimuli, feedback, temporal measures (reaction and duration of responses) and accurate record of the responses, thus eliminating possible errors in data collection and scoring. The application by the examiner allows activities such as encouragement of the subject, clarification of the rules, help you focus on the task, and to obtain qualitative data during the test that are not possible to observe the score only. The data showed significant similarities between manual and computerized versions of the WCST-64, considering the number of correct, categories completed and number and percentage of errors indexes, indicating a possible convergent validity between the versions of this test, as was mentioned in similar studies, but with differences in methodology. The same cannot be seen in the ToL test, which compared the number of moves and scores of versions. In the Stroop, only the time II index showed similarity, and differences in all other (time and error I, error II, time and error III). It was noted further that the computerized versions of the WCST-64 and Stroop tests were more motivating for the age group assessed (8-10 years) and that children with greater computer knowledge in general, performed better on computerized versions. Still, the more stimulated the kids were (use of computer, internet), better was their performance in Raven. These data demonstrate the relevance of research involving computerized tests to improve the assessment of executive functions, aiding in the diagnosis and monitoring of several deficits of behavioral and psychiatric disorders. This study of convergent validity of these instruments was a first step towards future studies that aim to standardize computerized versions in brazilian population.
Subject: Neurociências
Teste de Torre de Londres
Teste de Stroop
Teste Wisconsin de Classificação de Cartas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ABJ48
Issue Date: 21-Jun-2011
Appears in Collections:Especialização em Neurociências e suas Fronteiras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
compara__o_entre_as_vers_es_manuais_e_computadorizadas_dos_testes_torre_de__londres.pdf2.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.