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dc.contributor.advisor1Marlene Catarina de O Lopes Melopt_BR
dc.contributor.referee1Maria Jose Menezes Britopt_BR
dc.contributor.referee2Talita Ribeiro da Luzpt_BR
dc.contributor.referee3Jose Edson Larapt_BR
dc.creatorIsabel Cristina Escocio Santiagopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T01:41:00Z-
dc.date.available2019-08-12T01:41:00Z-
dc.date.issued2004-08-05pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ACH3S-
dc.description.abstractStudies about competences have occupied a lot of space in the Brazilian organizational and educational environment. At the educational area, they are ruled on the Law nr. 9.394/96 Diretrizes e Bases da Educação, which gave schools new ways of management very close tothe practicing that has been developed and is required by the labor market and that demands from professionals more flexibility, polivalence, autonomy and mobility of competence. Viewing this changes as responses to technological pressures in the labor world and that, insome way, transfer to the workers the responsibility for their inclusion and employability, the school has an important role of giving adequate professional formation for the development of true citizens, who are agents of changing before the actual challenges. This research aims toreveal the main impacts (facilities and difficulties) of the implementation of a model of curricular structure by competences, that has been in use since 2001, on technical courses at Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET-AM, through a preliminary data collection, with descriptive characteristics, in which were interviewed two directors who have taken part and worked on the building and implementation of the model of competences since 1996. The interviews were for making a questionnaire that was applied to 20 teachers and 100 students of the technical courses. The data colleted have allowed to detect the effort made by the general staff of CEFET-AM to get involved in the process of the model implementation, although they have not received part of the investments from MEC for professional training. In spite of the difficulties, most teachers and students evaluated the teaching by competencesas a new model.pt_BR
dc.description.resumoOs estudos sobre competências vêm ocupando grande espaço no meio organizacional e educacional. No âmbito educacional, elas surgem através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei 9.394/96 que impôs às escolas novas formas de gestão que muito se aproximam da prática que tem sido desenvolvida e requerida pelo mercado de trabalho e que demandam de seus profissionais maior flexibilidade, polivalência, autonomia e mobilidade de suas competências. Voltado para essas mudanças como resposta às pressões tecnológicas, surgidas no mundo do trabalho e, que de certa forma transferem ao trabalhador a responsabilidade de sua inclusão e empregabilidade, a escola assume importante papel de proporcionar a formação profissional adequada para o desenvolvimento de verdadeiros cidadãos, agentes de mudança frente aos desafios da atualidade. Esta pesquisa sintetiza-se em desvelar os principais impactos (facilidades e dificuldades) da implantação do modelo de estrutura curricular por competências que fora implantado a partir de 2001, em cursos técnicos no Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas- CEFET-AM, constituindo-se de um levantamento preliminar de dados, com caráter descritivo, no qual foram entrevistados dois diretores que acompanharam e trabalharam para a construção e implantação do modelo de competências desde 1996. As entrevistas subsidiaram a construção de um questionário que foi aplicado a 20 professores e 100 alunos dos cursos técnicos. Os dados coletados permitiram detectar o esforço empreendido por parte da direção geral do CEFET-AM para sensibilizar os agentes envolvidos no processo de implantação do modelo, mesmo não tendo recebido por parte do MEC investimentos suficientes para a capacitação de seus profissionais. Apesar das dificuldades, a maioria dos docentes e discentes classificou o ensino por competências como um modelo inovador.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaberespt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectEmpregabilidadept_BR
dc.subject.otherFormação profissionalpt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino profissionalpt_BR
dc.titleImpactos da implantação do modelo de estrutura curricular por competências em cursos técnicos no CEFET-AMpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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