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dc.contributor.advisor1Ricardo Teixeira Veigapt_BR
dc.contributor.referee1Aurea Helena Puga Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee2Jose Edson Larapt_BR
dc.creatorIeda Lima Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T15:23:38Z-
dc.date.available2019-08-12T15:23:38Z-
dc.date.issued2009-06-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ACKEG-
dc.description.abstractThis paper takes into account how important it is to offer value and maintain lasting commercial relations. It is thus based on two models in literature - Ulaga and Eggert (2006a); Ribeiro et al. (2009) and on constructs such as dependence, relationship value and commitment. It proposes including the strategic orientation construct (of the customercompany) when investigating obtaining commitment. Two models were prepared and tested by using structural equations. They show that although dependence and strategic orientation positively influence commitment, it is the model that uses relationship value as a mediatorthat better explains it. Based on the results achieved we suggest that other research should be carried out to overcome the limitations of the present study and offer greater consistency to the proposed model.pt_BR
dc.description.resumoConsiderando a importância de se ofertar valor e manter relações comerciais duradouras, este trabalho parte de dois modelos da literatura - Ulaga e Eggert (2006a); Ribeiro et al. (2009) - ede construtos como dependência, valor do relacionamento e comprometimento. Propõe a inclusão do construto orientação estratégica (da empresa cliente) na investigação da obtenção de comprometimento. Dois modelos são elaborados e testados, mediante o uso de equações estruturais. Revela-se que, embora dependência e orientação estratégica influenciem positivamente comprometimento, o modelo que melhor explica é aquele que utiliza valor do relacionamento como mediador. A partir dos resultados são sugeridas outras pesquisas para superar as limitações encontradas neste estudo e para oferecer uma maior consistência ao modelo proposto.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrientação estratégicapt_BR
dc.subjectValorpt_BR
dc.subjectRelacionamentopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subject.other Administraçãopt_BR
dc.subject.otherMarketing de relacionamentopt_BR
dc.titleGeração de valor e impacto no comprometimento nas relações entre empresaspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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