Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUGV8
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Elaine Soares Franca | pt_BR |
dc.creator | Karina Fontoura Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T16:33:25Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T16:33:25Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-07 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUGV8 | - |
dc.description.resumo | O Ensino de Ciências tem sido trabalhado de maneira fragmentada,descontextualizada, sendo, questionado por seu distanciamento das aulas e a sua aplicabilidade no cotidiano. É de extrema importância aproximar este ensino das experiências vivenciadas pelo aluno, pois desperta interesse, contribui para a formação de um conhecimento mais significativo e para a formação de um aluno participativo, crítico e questionador. Com o objetivo de aproximar as aulas de ciências do cotidiano dos alunos este trabalho foi desenvolvido com uma turma do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede Estadual de Poços de Caldas/MG com a aplicação do Programa Semeando com o tema Integração Campo-Cidade. Durante o projeto os alunos realizaram atividades de maneira integrada de diferentes disciplinas, como leitura e interpretação de textos da revista doPrograma Semeando. Fizeram debates para melhor entendimento dos textos e realizaram visitas ao Supermercado e a Fazenda de Leite Sete Quedas. Restauraram a horta escolar, fizeram sabão com óleo residual, com o objetivo de contribuir com o meio ambiente no cotidiano e saberem diferenciar os alimentos orgânicos, inorgânicos e transgênicos para poderem optar por alimentos mais naturais visando à qualidade de vida. Neste relato reflexivo salienta-se a importância de se trabalhar oPrograma Semeando numa abordagem investigativa, que contribui parapromover uma aprendizagem mais efetiva. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências por Investigação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de adultos | pt_BR |
dc.title | Relato de experiência: reflexão sobre a importância do programa Semeando utilizando atividades investigativas | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_karina_rodrigues.pdf | 400.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.