Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUK4Y
Type: Monografias de Especialização
Title: O uso de analogias no ensino de Ciências
Authors: Adriana de Morais Silva
First Advisor: Francisco Angelo Coutinho
Abstract: Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a importância do uso de analogias no ensino de Ciências e conscientizar professores de Ciências e outros profissionais da educação da importância que deve ser dada ao tema. Nos últimos anos tem sido considerável o aumento do interesse de pesquisadores de educação pelo assunto uso de analogias. Isso pode ser explicado pelo fato de que elas aproximam um domínio menos familiar de um domínio mais familiar e mais acessível ao mundo do aluno, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Porém, o uso indiscriminado das analogias pode funcionar como um obstáculo à apropriação do conhecimento pelo aluno e, portanto, é importante que ele seja feito de forma consciente. Assim, é necessário que o professor possua um conhecimento didático para mediar e reconhecer as potencialidades e limitações desse recurso. O texto apresenta como as analogias têm sido classificadas por alguns autores, vantagens e desvantagens do seu uso, modelos de ensino com analogias e o uso de analogias em livros didáticos. Além disso, traz uma breve discussão sobre aspectos fundamentais a serem observados para o uso de analogias e algumas propostas para futuras pesquisas que complementarão e enriquecerão o estudo do tema.
Subject: Educação
Analogia (Lógica)
Ciência Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUK4Y
Issue Date: 31-Jul-2007
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_adriana_de_morais_enci.pdf115.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.