Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AYGWE
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O uso de atividade investigativa como estratégia de ensino dos conteúdos recomendados no CBC - Química |
Authors: | Isabel Cristina Alves Estevão |
First Advisor: | Penha das Dores Souza Silva |
Abstract: | Este trabalho apresenta algumas atividades consideradas pela autora como sendo de caráter investigativo e discute a potencialidade destas atividades no ensino de algumas habilidades dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC) adotados em Minas Gerais. O CBC é apresentado pelo governo estadual como um currículo mínimo que deve ser seguido por todas as escolas públicas estaduais de Minas Gerais no primeiro ano do ensino médio. Este trabalho apresenta seis atividades investigativas que consideramos viáveis de serem aplicadas em escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais e que podem auxiliar o professor no desenvolvimento de algumas habilidades propostas no CBC. O trabalho está dividido basicamente em três partes. A primeira caracteriza o referencial teórico, no qual são discutidas questões como a formulação e propósitos do CBC de Química e o ensino de Ciências por investigação. Na segunda parte são apresentadas as atividades elaboradas para uso em sala de aula. Finalmente, apresentamos algumas considerações sobre a aplicabilidade de tais atividades em consonância com os propósitos do CBC de Química. |
Subject: | Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AYGWE |
Issue Date: | 18-Dec-2010 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_isabel_estev_o.pdf | 241.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.