Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AYHFW
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Ensinando física moderna através do estudo dos raios X
Autor(es): Josiane Keila Alves
primer Tutor: Renato Pontone Junior
primer miembro del tribunal : Alcione da Anunciacao Caetano Lobao Veras
Resumen: O objetivo geral do trabalho é apresentar e analisar a influência na aprendizagem de alunos a partir de uma sequência didática de aulas de Física Moderna através do estudo da radiação X, levando em consideração a inserção destes sujeitos cognoscentes em uma sociedade por meio de um ensino de Ciências através da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Para tal, foram observadasduas turmas do 3º ano do ensino médio de uma escola pública. Inicialmente foi aplicado um pré-teste nas turmas para verificar os conceitos prévios dos alunos sobre o tema. Este procedimento permitiu avaliar até que ponto as turmas estavam partindo de um conhecimento já estabelecido sobre o tema. Ao final do ensino do conteúdo foi aplicado um questionário (pós-teste) aos alunos contendo as mesmasquestões do pré-teste, buscando avaliar os conhecimentos adquiridos por eles. No pós-teste foram incluídas perguntas para analisar a motivação dos alunos nas aulas. Levando-se em consideração o resultado das duas turmas, pôde-se afirmar que a sequência didática proposta teve resultado satisfatório no quesito ensinoaprendizagem,pois as duas turmas apresentaram, após aplicados os testes finais,acréscimo considerável ao domínio de conteúdo sobre o tema proposto. Concluiu-se que a sequência didática elaborada para a presente pesquisa se mostrou satisfatória ao aprendizado de Ciências através do CTS. Ao considerar a Ciência como forma inserida na sociedade e a tecnologia resultado direto dos avanços científicos como um agente mais que presente na sociedade, concluiu-se também que o ensinoe a aprendizagem não podem-se furtar a essa realidade.
Abstract: The overall goal of this work is to present and analyze the influence in the learning of students from a didactic sequence of modern physics lessons through the study of Xradiation, taking into account the insertion of that cognizance subjects in a society by means of teaching Science through the principles of Science, Technology and Society (STS). To this end, two 3rd years high school classes in a public school were analyzed. Initially, a pretest was administered in classrooms to check the studentspreconceptions about the subject. This procedure allowed evaluate to what extent the classes were starting from an already established knowledge on the topic. At the end of the teaching content a questionnaire (post test) was administered to students with the same questions as the pretest, seeking to assess the knowledge acquired by them. In the post test, questions were included to analyze the students motivation inclass. Taking into account the outcome of two classes, it might be argued that the proposed didactic sequence had a satisfactory result in the requirement teaching and learning, because the two classes presented, after the post tests applied, a considerable increase domain on the proposed topic content. It was concluded that the didactic sequence developed for this research was found satisfactory to learning science through STS. Considering science as an inserted form in society, andtechnology - a direct result of scientific advances - as one more agent present in society, it also concluded that teaching and learning cannot escape from this reality.
Asunto: Raios X
Fisica  Estudo e ensino
Educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AYHFW
Fecha del documento: 18-dic-2010
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_p_s__gradua__o_2010___estudando_f_sica_moderna_atrav_s_do_estudo__dos_raios_x.pdf589.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.