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dc.contributor.advisor1Rosaria da Silva Justipt_BR
dc.contributor.referee1Vinicius Catao de Assis Souzapt_BR
dc.creatorRonaldo Gonçalves Pirespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T06:44:15Z-
dc.date.available2019-08-11T06:44:15Z-
dc.date.issued2010-12-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AYKCF-
dc.description.abstractIn this study, we present a review that aims at joining together the following teaching approaches: the Science Teaching through Investigation and the Use of History and Philosophy of Science in Science Teaching. From the relationships established between both approaches, we identify consensus issues as well as apparent obstacles, and discuss ways to overcome such obstacles. In order to characterise historical contexts that are relevant to Science teaching, we use elements from Thomas Kuhns theory of scientific revolutions. We also emphasise how the use of historical experiments as a teaching approach that merges investigation and History of Science can contribute to Science teaching. All the arguments presented in this study are exemplified from both the discussion of the historical case The horror of vacuum and the presentation of the experiments proposed by Francis Bacon, Evangelista Torricelli, and Robert Boyle. Such experiments are presented in a way that favours their use in Science teaching.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos, inicialmente, uma revisão bibliográfica que procura articular as estratégias do ensino por investigação e a incorporação de aspectos de História, Filosofia e Sociologia da Ciência no ensino de Ciências. A partir das conexões estabelecidas entre asduas estratégias, nós apontamos consensos e aparentes obstáculos criados nessa inter-relação e discutimos meios de superação desses obstáculos. Buscamos elementos na teoria das revoluções científicas de Thomas Kuhn, para a caracterização de contextos históricosrelevantes no ensino de ciências. Enfatizamos ainda a contribuição do uso dos experimentos históricos como estratégia que alia investigação e história da ciência. Todos os argumentos apresentados são exemplificados a partir da discussão do caso histórico do horror ao vácuo e da apresentação dos experimentos de Francis Bacon, Evangelista Torricelli e Robert Boyle em um formato que favorece a utilização dos mesmos no ensino de Ciências.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da Ciênciapt_BR
dc.subjectFilosofia da Ciênciapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjecthistóricospt_BR
dc.subjectExperimentospt_BR
dc.subject.otherCiência História  Estudo e ensino  pt_BR
dc.subject.otherQuímica Estudo e ensino  pt_BR
dc.titleRelações entre História e FIlosofia da ciência e o ensino por investigação: utilização de experimentos históricos no ensino de Químicapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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