Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BAHL8
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Modelos EVA e GVA e criação de valor para o acionista: relações, limitações e complementaridades
Autor(es): Leonardo Andrade Escuin
Primeiro Orientador: Luiz Alberto Bertucci
Resumo: A maioria das organizações possui grande quantidade de dados disponíveis. Entretanto esses dados são incompletos, pouco precisos ou desatualizados para serem úteis na tomada de decisões rápidas e bem informadas sobre o futuro. Concomitantemente, o tempo de mudança está acelerando e o ambiente em que as firmas devem operar está se tornando menos previsível e mais competitivo. A falta de informações precisas ou sem o foco correto, combinada com mudanças constantes, aumenta a possibilidade de decisões incorretas e dificulta a definição de objetivos claros e comuns para toda a companhia. Gerar informações relevantes para os tomadores de decisão é somente o primeiro passo do processo de planejamento estratégico. A parcela mais difícil está na elaboração de estratégias de sucesso que permitam à empresa estar entre as mais competitivas do mercado. Value BasedManagement (VBM) coloca os interesses dos donos da companhia de volta no centro do processo decisório. Isso significa que os investidores podem confiar em algo mais do que instrumentos de governança corporativa para protegê-los dos possíveis conflitos de interesse que surgem da separação entre propriedade e gerenciamento. O que os investidores querem saber não é somente sobre a performance da empresa no passado, mas principalmente como será sua performance no futuro. E o desempenho futuro está altamente correlacionado com aqualidade do corpo gerencial e com sua capacidade estratégica. Uma coisa é dizer que as empresas devem ser gerenciadas com base no gerenciamento do valor para o acionista, mas bem diferente é tentar prover direção para a melhor forma de atingir o valor para os acionistas. VBM não é a aplicação de uma série de ferramentas e processos prescritos, mas um modelo de gestão que busca criar uma vantagem competitiva para a empresa. É mais do que utilizar métricas de performance, é uma forma de gerenciamento holístico, que redefine asmetas, a estrutura organizacional e os sistemas, que alinha o foco da estratégia e das metas operacionais e que fornece direção às práticas de recursos humanos. O foco no planejamento estratégico é um dos pontos essenciais do VBM. Esses modelos começam com a estratégia e terminam com os resultados financeiros. Estratégias de sucesso não acontecem por si, não são resultado de sorte ou de genialidade individual, são sim, o produto final de um processo decisório estruturado e disciplinado.
Abstract: Most organizations are rich in data available however these data are incomplete, defective or too out-of-date to be useful in making rapid, well informed decisions about the future. At the same time, the pace of change is accelerating and the environment in which firms must operate is becoming less predictable and more competitive. Lack of correct information or without the correct focus, combined with rapid change, difficulty the definition of clear and the same objectives for the all company. Generating the relevant information for decisionmaking is only the first step in the process of strategic planning. The most difficult part isdevising successful strategies that are going to give a company its competitive edge in the marketplace. Value Based Management - VBM thus places the interests of owners of companies back in the centre of decision-making. This in turn means those investors can rely on more than just the instruments of corporate governance to protect them from the possible conflicts of interest arising from the split between ownership and management. What investors want to know is not just how the company performed in the past but how it is likely to perform in the future, and this is highly correlated with the quality of its management and its strategic capability. It is one thing to say that companies ought to be managed for shareholder value but quite another to try to provide guidance on the best way of achieving this. VBM is not about applying a prescribed set of tools or processes but a management model that seek creating competitive advantage in the marketplace. It is about more than the headline performance measures. It is a holistic management approach that encompasses redefined goals, redesigned organizational structures and systems, align the strategic and the operational goals and gives directions for human resource practices. The focus on strategicplanning is one of the hallmarks of VBM. These models begin with strategy and ends with financial results. Successful strategies dont just happen, they are not the result of good fortune or individual genius. Instead, they are the end product of a structured and disciplineddecision-making process.
Assunto: Administração
Administração financeira
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BAHL8
Data do documento: 29-Abr-2010
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_leonardo_andrade_escuin.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.