Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BAHZX
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Administração estratégica da tecnologia e construção de aptidões tecnológicas estratégicas: um estudo de caso no setor eletro-eletrônico
Autor(es): Leonardo Lemos da Silveira Santos
primer Tutor: Ricardo Teixeira Veiga
Resumen: Com o objetivo de avançar na compreensão de como a administração de tecnologia nas empresas contribui para a construção de aptidões tecnológicas estratégicas e, conseqüentemente, para a obtenção de vantagem competitiva, foi realizado um estudo de caso em uma empresa familiar brasileira do setor eletro-eletrônico, sediada em Contagem (MG), com histórico relevante de introdução de progresso técnico e bom desempenho de mercado. A pesquisa se desenvolve com base em modelo conceitual proposto pelo autor acerca da administração estratégica da tecnologia, que inclui aspectos relativos à estratégia tecnológica e às práticas de aprendizagem tecnológica empreendidas pela organização. A estratégia tecnológica é analisada a partir de três componentes básicos: a postura tecnológica, a seleção e o portfólio de tecnologias, e a sua integração com a estratégia geral da empresa. A dinâmica de aprendizagem tecnológica é desvendada a partir dos processos de criação, aquisição e desenvolvimento interno e/ou externo de conhecimentos bem como dos processos de socialização e codificação que envolve o compartilhamento e a disseminação desses conhecimentos. Foram avaliados e comparados alguns indicadores de esforço inovativo e seus impactos, tradicionalmente utilizados na literatura da área, que atestam a aptidão tecnológica da empresa estudada. Os dados foram coletados por meio de observação não-participante, pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas com gerentes e supervisores dos diversos departamentos da empresa. A análise de conteúdo possibilitou extrair da fala dos entrevistados os elementos que permitiram a compreensão das questões levantadas. Os resultados obtidos dão uma boa idéia das possibilidades abertas para as empresas que efetivamente decidam levar a sério o desenvolvimento tecnológico e que incluam a inovação como uma atividade estruturada e intencional do seu dia-a-dia. Mais ainda, mostra que é possível uma empresa genuinamente brasileira, que se utiliza basicamente de recursos próprios, estar na fronteira do desenvolvimento tecnológico em um setor intensivo em tecnologia. Indo de encontro à essência da abordagem teórica das Capacidades Dinâmicas, a organização demonstrou a sua capacidade de aprender de adaptar, de integrar e de reconfigurar apropriadamente o seu estoque de recursos e de competências internas ao mesmo tempo em que procura responder às exigências de um ambiente de negócios em constante mudança. A postura estratégica-tecnológica ofensiva e a diversidade de processos subjacentes de aprendizagem explicam como a empresa conseguiu, na prática, construir ao longo de sua história uma aptidão tecnológica consistente capaz de diferenciá-la dos seus concorrentes. Do ponto de vista teórico, o estudo contribui lançando luz sobre a relação entre a gestão do conhecimento, a aprendizagem organizacional e a administração estratégia na tentativa de explicar como as empresas podem criar e manter vantagens competitivas.
Abstract: With the aim of advance in the understanding of how the strategic management of technology at the firm level contributes to the building a distinctive technological capability and, consequently, to the achievement of competitive advantage, a case-study in a Brazilian company of the electro-electronic industry, with a relevant technical progress introductionhistoric and good market performance, was conducted. The empirical research was based on a conceptual framework proposed by the author concerning the strategic management of technology that includes: technology strategy and technological learning practices. The technology strategy dimension was analyzed from three basic components: the technological posture, the options and portfolio of technologies, and its integration with the business strategy. The dynamics of technological learning was examined from the processes of creation, acquisition and development of internal and/or external knowledge as well as the processes of socialization and codification that involves the sharing and the dissemination of that knowledge. Some indicators of company-innovative efforts and its impacts, traditionally used in the literature of the area, were evaluated and compared to certify the technological capability of the studied organization. The data were collected by no-participant observation, documentary research and interviews with managers and supervisors of the diverse departments of the company. The content analysis made possible to extract of interviewed speech the elements that had allowed the understanding of the research questions. The results give a good idea of the possibilities opened for the companies who effectively include technological development and innovation as structuralized and intentional activity of its dayby-day. In addition, the empirical analysis shows that is possible for a familiar Brazilian company to be in the edge of the technological development in a technology-intensive industry. In accordance to the Dynamic Capabilities approach, the studied organization demonstrated its capacity to learn, to adapt, to integrate and to reconfigure its resources and internal competencies at the same time it looks for to meet the changing business environment requirements. The company offensive strategic-technological posture and its diversity of learning activities explain how it built, in the practical one, throughout its history, a distinctivetechnological capability to differentiate it of its competitors. The study also contributes to academics launching light on the relationship between the knowledge management, the organizational learning and the strategic management in the attempt to explain how the companies can achieve and sustain competitive advantages.
Asunto: Ciência e tecnologia Minas Gerais
Administração
Minas Gerais Indústrias
Planejamento estratégico
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BAHZX
Fecha del documento: 18-feb-2004
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo TamañoFormato 
disserta__o_leonardo_lemos_da_silveira_santos.pdf374.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.