Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BEG98
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A percepção da imagem de uma instituição de ensino superior, pelos alunos
Authors: Mara Lidia Kamei Meyer
First Advisor: Mauro Calixta Tavares
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo principal realizar um estudo sobre a percepção da imagem do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais Unileste-MG, pelos alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Educação Física e Pedagogia. Baseado nas teorias sobre imagem, identidade, percepção e sobre a situação da educação no país, foram avaliados os diversos atributos responsáveis pela formação da imagem da instituição, sob a ótica dos alunos. Esses atributos foram avaliados, também, levando-se em consideração o curso, o estágio em que o aluno se encontra e a classe social a que pertence. Buscou-se conhecer o grau de importância que os alunos de cada curso dão aos requisitos analisados, para com esses dados mostrar à instituição o caminho para um planejamento estratégico com as prioridades que proporcionem o aumento da satisfação dos alunos. O grau de concordância com cada item analisado, medindo assim o grau de satisfação com os atributos pesquisados, foi avaliado também neste trabalho, mostrando que, apesar dos resultados apontarem uma avaliação positiva da instituição e dos cursos, quais os atributos merecem maior atenção da instituição no plano de melhorias. A pesquisa proporcionou, também, o perfil dos alunos da instituição, mostrando sua distribuição em termos de sexo, classe socio-econômica, objetivos com o curso, motivos que os levaram a optar pelo Unileste- MG, ocupação profissional, local de residência, faixa etária, grau de instrução do chefe da família, renda familiar, planos para depois da formatura, e situação com as mensalidade. O conhecimento desses dados, assim como suas expectativas, são fatores de suma importância para o planejamento do futuro de qualquer instituição.
Subject: Administração
Marketing
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BEG98
Issue Date: 8-Feb-2002
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
disserta__o_mara_lidia_kamei_meyer.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.