Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BEKJH
Type: Tese de Doutorado
Title: Para administrar a ordem pública e a aplicação da lei: formas de policiamento em uma perspectiva comparada Brasil EstadosUnidos uma análise das experiências de Belo Horizonte, MG e Washington, D.C.
Authors: Marcus Vinicius Goncalves da Cruz
First Advisor: Allan Claudius Queiroz Barbosa
Abstract: O objetivo dessa tese foi analisar as transformações advindas do processo de introdução do policiamento comunitário no Metropolitan Police Department em Washington, D.C., Estados Unidos da América, e na Polícia Militar de Minas Gerais em Belo Horizonte, MG, Brasil. Para essa tese adotou-se o novo institucionalismo como opção teórica, e a questão orientadora do trabalho procurou revelar quais as respostas dessas organizações policiais ao seu ambiente institucional em três níveis distintos: (i) ambiente institucional geral; (ii) ambiente institucional específico; e (iii) ambiente técnico, perante os mecanismos coercitivos,normativos e miméticos vigentes. O percurso empírico da tese utilizou-se de pesquisa qualitativa, por meio de estudo comparativo de casos, e como técnicas de coleta de dados a observação não participante, entrevistas semi-estruturadas, e análise documental. Investigou- se quais características do processo delinearam a inserção institucional do novo modelo de policiamento e modificaram as práticas de gestão das polícias, responsáveis pela manutenção da ordem pública e aplicação da lei. Analisou-se o contexto institucional, o arcabouço de segurança pública vigente, e características organizacionais, revelando as convergências e assimetrias existentes. Como resultados verificou-se uma tendência quanto ao predomínio demecanismos coercitivos de pressão institucional para os movimentos de mudança e estabilidade nas organizações policiais. Confirmou-se que para consolidação do policiamento comunitário são necessários seu pleno financiamento, envolvimento de toda organização no processo, sensibilização da comunidade e convencimento dos parceiros externos. No caso estadunidense destacou-se a maior participação da comunidade, pressão do legislativo, maior accountability, uso de indicadores de resultados, e ênfase nas atividades de prevenção. No caso brasileiro verificou-se a necessidade de maior envolvimento da base nas decisões da cúpula organizacional, para minimizar o conflito entre oficiais e praças, mudanças na lógicaorganizacional, de traços fortemente burocráticos para enfrentamento ao ambiente geral de criminalidade e violência. A dinâmica das organizações policiais revelou que tanto o ambiente institucional como o ambiente técnico igualmente influenciam os propósitos de adoção deformas de policiamento de aproximação com a comunidade. Permanecem, contudo, as ameaças a sua institucionalização: no MPD, o envolvimento em atividades de segurança nacional tira o foco da esfera da segurança pública; e, na PMMG, a demora em efetivar as mudanças organizacionais e o aumento do crime exigem grandes esforços, enfraquece a legitimidade da organização policial e amplia a resistência ao seu modelo de atuação.
Abstract: The process of introduction of the community policing in the "Metropolitan Police Department" in Washington, D.C., United States of America, and the Military Police of Minas Gerais, in Belo Horizonte, MG, Brazil was analyzed. The new institutionalism was adopted as theoretical approach, and the research question tried to analyze the police organizations to its institutional environment in three distinct levels: (i) general institutional environment; (ii) specific institutional environment; e (iii) technical environment, within pressures from coercitive, normative and mimetic mechanisms. Qualitative research was used by a comparative case study, and as data collection types; the participant as observer, face-toface interviews, and documental analysis. It was verified whether certain characteristics of its institutional environment had modified some police management practices, and its role of lawenforcement and order maintenance. Based on institutional context, criminal justice system and police structure, it was disclosing to the convergences and differences between them. As results it had a predominance of coercitive mechanisms and, institutional pressure formaintenance and social transformation are distinguished. To community policing be strengthen is necessary its full financing, involvement of all organization in the process, persuasion of the community and external partners. The United States case was distinguished by community participation, legislative pressure, "accountability" tools, outcomes measures, and emphasis in prevention. In Brazilian case, a better interaction between the lower and higher ranking members, to minimize the conflict between officers and patrol officers, changes in the organizational logic, from strong bureaucratic traces for a more flexible one and be taught to the general environment of crime and violence. The dynamics of the police organizations disclosed that as much the institutional environment as the technician environment equally influences adoption of community policing. However, the threats in theinstitutionalization remains: for the MPD, the involvement in activities of national security take it off of the public security, and, in the PMMG, the delay in accomplishing the changes and increase of crime rates, weakens the legitimacy of the police organization and intensify the resistance to community policing.
Subject: Administração pública Estados Unidos
Administração publica Brasil
 Segurança pública Estados Unidos
 Policiamento comunitário
 Segurança pública Brasil
 Administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BEKJH
Issue Date: 7-Mar-2005
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese_marcus_vin_cius_gon_alves_da_cruz.pdf2.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.