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dc.contributor.advisor1Antonio Luiz Marquespt_BR
dc.contributor.advisor-co1Maria Jose Menezes Britopt_BR
dc.creatorMariane Miguel Chavespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T23:19:47Z-
dc.date.available2019-08-11T23:19:47Z-
dc.date.issued2005-05-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BFGSL-
dc.description.abstractA case study was developed with the aim of investigating the tasks and abilities of a managernurse in the current management model in a hospital in the private sector and comparing them with the management theory, using qualitative approach, applying DACUM -Developing aCurriculum- method, functions analysis methodology and interviews with 7 manager-nurses. It was possible to identify 4 groups of tasks: management, direct assistance to patients, education, support to research on health related area. The abilities they consider important are:commitment with the organization, working group skills, critical and reflexive reasoning. The manager-nurse tasks cover a broad range of activities described by management theory, from more classic approaches up to those developed after the decade of 80. Concerning the group of abilities required to the management practical, the compatibility with the theory was more modest. The results suggest therefore that further research on the work daily routine of these professionals could be a step towards help them on finding out what is, in fact, their job.pt_BR
dc.description.resumoCom o objetivo de investigar as funções e habilidades desenvolvidas por enfermeiras-gerente no atual modelo de gestão de um hospital privado de pequeno porte de Belo Horizonte e comparar suas práticas com a teoria gerencial, realizou-se um estudo de caso de abordagemqualitativa, cujos dados foram coletados por meio do método Dacum Developing a Curriculum, metodologia de análise de funções, e de entrevistas com sete enfermeirasgerente, ambos submetidos à análise de conteúdo. Foi possível detectar quatro grandes grupos de funções das enfermeiras: gerência, assistência direta ao cliente, educação e apoio à pesquisa na área da Saúde. Quanto às habilidades, em suma, consideraram importante a manifestação do compromisso com a organização, trabalhar em equipe e raciocinar crítica e reflexivamente. As funções das enfermeiras-gerente abrangem um vasto leque daquelaspreconizadas pela teoria gerencial, envolvendo desde as abordagens mais clássicas até as posteriores à década de 80. No tocante ao discurso sobre o conjunto de habilidades necessários às práticas gerenciais, identificou-se uma compatibilidade mais modesta com ateoria. Assim, sugere-se que abrir espaço para a investigação do cotidiano de trabalho dessas profissionais pode ser um passo para ajudar as enfermeiras-gerente a descobrirem qual é, de fato, seu trabalho.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermeiras-gerentept_BR
dc.subjectContexto-hospitalarpt_BR
dc.subjectMétodo Dacumpt_BR
dc.subjectHabilidades e funçõespt_BR
dc.subject.otherTrabalho Enfermagempt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherServiços de enfermagempt_BR
dc.subject.otherHospitais Administraçãopt_BR
dc.titleO trabalho da enfermeira-gerente no contexto hospitalar: um estudo de caso sobre habilidades e funções à luz da teoria gerencialpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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