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Type: Tese de Doutorado
Title: Telemar-Minas: competências que marcam a diferença
Authors: Talita Ribeiro da Luz
First Advisor: Suzana Braga Rodrigues
Abstract: A tese examina as transformações que ocorreram no cenário internacional a partir dos anos oitenta, para mostrar como os valores do livre mercado foram introduzidos no quotidiano dos gestores da Telemar-Minas, organização do setor de telecomunicações, recentemente privatizada. Supõe que os valores do mercado sejam introduzidos sob a demanda de novas competências de gestão, como recurso de competição/competitividade. As percepções dos gestores são examinadas em cada nível hierárquico, procurando-se identificar ascompetências individuais e organizacionais, bem como as estratégias adotadas pela organização para competir no mercado. Foram também examinados os sistemas de aprendizagem que a organização utiliza para adquirir as competências, bem como o processo de mudança organizacional, decorrentes da privatização. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se como métodos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e o questionário, aplicados aos gestores em todos os níveis hierárquicos. Para interpretação dos dados foi adotada a análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os gestores em cada nível da hierarquia constróem perfis de competências diferentes, mas indicaram também que as competências individuais são coerentes com as competências organizacionais. Evidenciaram ainda que as estratégias que a organização escolhe para competir no mercado são consistentes com as competências organizacionais e individuais. Foram observadas semelhanças entre os perfis de competências construídos pelos gestores nesta pesquisa com os perfis delineados em outras pesquisas, em diferentes setores da economia, principalmente no que se refere às habilidades sociais e profissionais e às qualidades pessoais, indicando que tal semelhança decorre dos valores do livre mercado, internalizados pelos gestores. Foram também analisadas as implicações da adoção da gestão de competências na organização, principalmente aquelas referentes às relações de trabalho.
Abstract: This thesis describes the global scenario of the 80,s specifically the demands the Free Market imposes on organisations and its managers. In order to maintain or improve their position in the Market, organisations choose strategies that must to be aligned with corecompetencies and with individual competencies. The thesis analyses how the demands and values of the Free Market are interpreted by the managerial board of Telemig-Telemar, an organisation of the telecommunications sector, recently privatised. The processes of organisational change and learning are also examined. The methodology is qualitative; the methods used for data collection were semi-structured interviews and questionnaire andcontent analysis for data interpretation. The findings suggest that there are different profiles of competencies in each level of the hierarchy. They also suggest that managerial competencies are consistent with organisational competencies and strategies. The author found similarities between the managerial competencies profiles at Telemar-Minas and those competencies profiles found on studies conducted in different economic sectors. These similarities were interpreted as resulting from pressures of adoption of values of theFree Market, which were internalized by the managerial board..
Subject: Trabalho Aspectos sociais Minas Gerais
Qualificações profissionais
Gerência
Capacidade executiva
Administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BHJGA
Issue Date: 27-Apr-2001
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