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Type: Monografias de Especialização
Title: Análise do custo logístico de uma rede de dois restaurantes: um enfoque prático nos custos mais comuns e seus impactos
Authors: Guiolherme Falabella Daher Sousa e Silva
First Advisor: David Jose Ahouagi V de Magalhaes
First Referee: Antonio Artur de Souza
Abstract: Este trabalho é um estudo de caso que aborda o processo de pré-produção de alimentos em um grupo real de dois restaurantes, objetivando analisar a possibilidade de melhorar os custos deste processo através de seu redesenho. O método de simulação foi usado para tal, sendo elaborados três possíveis cenários com fluxos produtivos distintos: o primeiro em que a produção seria independente, realizada em cada restaurante (cenário que ocorre atualmente), o segundo em que um dos restaurantes centralizaria a produção de ambos, e o terceiro em que a produção ocorreria em uma central externa aos dois restaurantes. Além de três cenários com modelos produtivos diferentes, ainda foram criados três cenários possíveis de crescimento, gerando uma combinação com nove cenários. Inicialmente, dados reais das lojas foram coletados e sintetizados. Os números usados foram as vendas reais de 2010 e 2011. No início, as vendas para o ano de 2012 foram projetadas, baseadas nos anos antecessores, e dentro dos três possíveis crescimentos estabelecidos nos cenários: de 15%, de 30% e de 60%. Então, custos logísticos comuns foram elencados para balizar as simulações: custo de manutenção de estoque, mão-de-obra direta, aluguel, equipamentos, instalações, investimentos e infraestrutura; veículo; motorista; combustível e tecnologia da informação. Após os resultados das simulações serem resumidos e analisados, foi possível observar que a agregação da pré-produção de alimentos, mesmo que somente de dois restaurantes, seria benéfica ao grupo, em termos de economia de custos, já resultando em números melhores após o pagamento do investimento inicial necessário. Ao contrário do que se imaginava a economia não derivou da diminuição do estoque de segurança em decorrência da centralização, mas sim da diminuição do quadro de funcionários. Tal economia nos custos se tornará ainda mais promissora à medida que novos restaurantes integrem o grupo empresarial, como deve ocorrer em abril de 2012, gerando campo para novos trabalhos, simulações e análises.
Abstract: This paper is a case study that discusses the process of pre-production of food in a real group of two restaurants, aiming to analyze the possibility of improving the costs of this process through its redesign. Due to the usage of simulation methods, this work drew up three possible scenarios with different production flows: the first one in which production would be independent, held in each restaurant (real current scenario), the second one in which one of the restaurants would centralize the production of both, and the one third in which production would occur in an external central, away from the two restaurants. In addition to the three scenarios with different production models, there were also created three growth expectations, generating a combination of nine scenarios. Initially, the actual data were collected and synthesized. The numbers used were the actual sales for 2010 and 2011. At first, sales for the year 2012 were projected based on predecessor years, and considering the three possible growth scenarios: 15%, 30% and 60%. So, the most common logistics costs were used in the simulations: cost of holding inventory, labor, direct labor, rent, equipment, facilities, and infrastructure investments; vehicle, driver, fuel and information technology. After the simulation results were summarized and analyzed, it was possible to observe that aggregation of pre-production of food, even though only in two restaurants, the group would be beneficial in terms of cost savings, already resulting in better results, but after paying the initial investment required to open nup a wharesahouse.. Contrary to what was thought at first, the economy was not due to the reduction of safety stock due to centralization, but the reduction in the company´s staff. This cost savings may become even more promising as new restaurants would integrate the corporate group, as should occur in April 2012, leading the field for new work, simulations and analyzes.
Subject: Logística
Engenharia de transportes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9C5EZG
Issue Date: 19-Dec-2011
Appears in Collections:Especialização em Logística Estratégica e Sist. Transp.

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