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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Absenteísmo às consultas odontológicas programadas dos escolares adscritos à equipe de saúde da família da pedra vermelha: uma aproximação descritiva
Autor(es): Alessandra Trindade Machado
primer Tutor: Max André dos Santos
primer miembro del tribunal : Simone Dutra Lucas
Resumen: O município mineiro de Moeda adotou a Estratégia de Saúde da Família em 2003, contando, atualmente, com duas Equipes de Saúde da Família (ESF) implantadas, cada qual apresentando uma Equipe de Saúde Bucal (ESB). A estratégia em saúde bucal adotada pelas mesmas tem sido, nos últimos sete anos, sistematicamente voltada aos escolares, remontando ao Sistema Incremental, adotado na década de 50. Contrapondo-se ao relativo êxito obtido em termos de melhores indicadores de saúde bucal dos escolares da rede municipal, tem sido observado um elevado índice de faltas às consultas odontológicas agendadas dos mesmos, com seus impactos à saúde e custos ao sistema. O presente estudo, exploratório e, predominantemente descritivo, propõe, como indicado por sua caracterização, a descrição do absenteísmo às consultas odontológicas programadas para os escolares do 2º período ao 9º ano do ensino fundamental da rede pública municipal, adscritos à ESF da Pedra Vermelha, com idades variando de cinco a 19 anos, no período de abril de 2009 a março de 2010. A revisão de literatura foi realizada a partir de consultas à base de dados MEDLINE, LILACS, SciELO, Biblioteca Digital da Unicamp, Biblioteca Digital da USP, Rede de Bibliotecas da Fiocruz e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG, no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2010. Foram analisadas as seguintes variáveis: mês da consulta agendada; dia da semana do agendamento; sexo do escolar; escola em que estuda; série; microárea em que reside; sua faixa etária; profissional responsável pelo seu atendimento e sua codificação de acordo com o nível de necessidade curativa (N1: escolar que apresenta seis ou mais dentes cariados; N2: de quatro a cinco dentes cariados; N3: até três dentes cariados; SN: sem necessidades curativas). A análise estatística foi realizada com o Programa R, a partir do teste não-paramétrico do Qui- Quadrado e do Modelo Logístico. O Teste de Pearson e o Envelope de Probabilidade comprovaram a adequação global do modelo estatístico utilizado. Foram encontradas associações significativas (p<0,05) da variável principal com duas variáveis: codificação do escolar e dia da semana. Os agendamentos relativos a escolares codificados como N3, apresentaram duas vezes mais não comparecimentos, comparando-se às demais codificações. Os agendamentos às sextas-feiras apresentaram aproximadamente duas vezes mais comparecimentos, quando comparados aos demais dias da semana. A partir dos resultados foram formuladas hipóteses explicativas para o absenteísmo às consultas, visando à construção de um conhecimento útil que, associado a abordagens qualitativas posteriores, possa subsidiar uma intervenção sobre a realidade. A alta prevalência do absenteísmo no período analisado, 28,52%, repercute negativamente no âmbito da abordagem clínica e saúde bucal dos escolares, e impacta a eficiência da ESB na utilização da capacidade instalada, o que representa prejuízo também institucional, constituindo-se, pois, em um desafio a ser superado.
Abstract: The city of Moeda adopted the Family Health Strategy (ESF) in 2003, counting currently with two Family Health Teams deployed, each one with a Team of Oral Health (ESB). The strategy adopted by the same has been the past seven years, systematically focused on school, dating from the Incremental System, adopted in the 50s. Opposed to the relative success in terms of better indicators of school children oral health in the city, there has been a high rate of missed dental appointments scheduled for them, with their impact on health and costs to the system. This study, exploratory and predominantly descriptive, proposes, as indicated by his characterization, the description of absenteeism for dental visits scheduled for the schoolchildren of the 2nd period to the 9th grade of elementary school of public health system, ascribed to the ESF Pedra Vermelha, aged 5-19 years, from April 2009 to March 2010. The literature review was conducted from queries to the database MEDLINE, LILACS, SciELO, Digital Library of UNICAMP, USP, the Digital Library Network of Libraries of Fiocruz and Digital Library of Theses and Dissertations UFMG, from January 2009 to December 2010. The following variables were analyzed: month of the scheduled appointment; day of the week's schedule; sex education; studying at school; series; micro area where he resides; his age; professional responsible for your care and codified according to the level need of healing (N1: school which has six or more decayed teeth; N2: four to five decayed teeth; N3: up to three decayed teeth; SN: no needs healing). Statistical analysis was performed with the R Program from the nonparametric test Chi-square and Logistic Model. The Pearson Test and Envelope Probability confirmed the overall adequacy of the statistical model. Significant associations (p <0.05) were found between the main variable and two variables: encoding of school and day of week. The schedules for the students coded as N3, showed two times more no-shows, comparing to other encodings. Schedules on Fridays presented approximately two times more shows, when compared to other days. From the results were formulated explanatory hypotheses to the absenteeism consultations, aimed at building a useful knowledge, that combined with qualitative subsequent approaches, will can subsidize an intervention on reality. The high prevalence of absenteeism in the period, 28.52%, negative impact in the clinical management and oral health of schoolchildren, and impacts the efficiency of the ESB in capacity utilization, which also represents the institutional prejudice, becoming, therefore, a challenge to be overcome.
Asunto: Saúde da família
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CGFBK
Fecha del documento: 18-dic-2010
Aparece en las colecciones:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

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