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dc.contributor.advisor1Estela Aparecida Oliveira Vieirapt_BR
dc.contributor.referee1Maria Jose Cabral Grillopt_BR
dc.contributor.referee2Maria Rizoneide Negreiros de Araujopt_BR
dc.creatorCassia Evelise Lopes Eliaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T09:22:45Z-
dc.date.available2019-08-12T09:22:45Z-
dc.date.issued2010-02-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CJGPM-
dc.description.abstractThis study outlines the concepts of continuing education in health, its importance, possibilities and challenges within the health teams of the family. Aims to identify professionals' perceptions about the issue and allow the strengthening of actions produced in the daily health teams by creating safe spaces for reflection, discussion and evaluation, making the health units in a common area of teaching learning. For the procedure of the empirical research we conducted a survey using a questionnaire administered to professionals who make up one of three teams of family health in the city of Araçuaí. The data show that this is a group with little experience in the network of primary health care. Most professionals expressed knowledge about the practice of lifelong learning and consider a learning process of institutionalized teaching and learning, which enables personal and professional development, but little used in teams.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo delineia as concepções da educação permanente em saúde, sua importância, possibilidades e desafios no âmbito das equipes de saúde da família. Tem como objetivo identificar a percepção dos profissionais acerca do tema e possibilitar o fortalecimento das ações produzidas no cotidiano das equipes de saúde, através da criação de espaços coletivos de reflexão, discussão e avaliação, tornando as unidades de saúde em um verdadeiro espaço de ensino-aprendizagem. Para o procedimento de investigação empírica foi realizada uma pesquisa utilizando-se de um questionário aplicado aos profissionais que compõe uma das três equipes de saúde da família do município de Araçuaí. Os dados revelam tratar-se de um grupo com pouca experiência profissional na rede de atenção básica em saúde. A maioria dos profissionais expressa conhecimentos sobre a prática da educação permanente e consideram um processo pedagógico de ensinoaprendizagem institucionalizado, que permite o desenvolvimento pessoal e profissional, porém pouco utilizado nas equipes.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão em saúdept_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectEducação permanente em saúdept_BR
dc.subject.otherEstratégia saúde da famíliapt_BR
dc.titleEducação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: possibilidades de ensinar e aprenderpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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