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Type: Monografias de Especialização
Title: A sustentabilidade ambiental e o comportamento do consumidor: atitude ou consciência sustentável?
Authors: Hélen Adalice de Oliveira Santos
First Advisor: Antonio Del Maestro Filho
First Referee: Devanir Vieira Dias
Abstract: O objetivo deste trabalho é estudar as relações entre atitudes sustentáveis e o nível de consciência sustentável do consumidor da cidade de Belo Horizonte. Este trabalho também tem o propósito de avaliar os hábitos, reações de consumo, excessos e desperdícios e principalmente a preocupação com o meio ambiente. A metodologia utilizada para este estudo foi quantitativa e qualitativa. Para a melhor compreensão do comportamento e a psicologia do consumo, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica e para a obtenção de dados reais de consumo da população utilizou-se uma pesquisa do tipo surveys, que foi respondida por 86 participantes e, na sequência, as respostas foram confrontadas com hipóteses anteriormente formuladas, com o intuito de mapear a realidade dos hábitos de consumo. Para tanto, foram utilizados os softwares MINITAB, pela precisão, confiabilidade dos resultados e para o tratamento estatístico dos dados da pesquisa; e também o Microsoft Office Excel para elaboração das tabelas cujo objetivo foi subsidiar a análise das hipóteses. A partir dos resultados da pesquisa, pôde-se comprovar que o belohorizontino é extremamente omisso em relação a práticas sustentáveis. A cegueira social em que se tornou o consumo compulsivo é assustadora e domina grande parte da vida da população, o que leva a serem denominados "animais de consumo social". A exploração demasiada dos recursos naturais também coloca em risco as condições físicas de vida na Terra, na medida em que a economia capitalista exige um nível e tipo de produção e consumo, que são ambientalmente insustentáveis. Não obstante, acredito que a solução mais sustentável hoje não é a reciclagem propriamente dita, mas sim, a concepção e a disponibilização de recursos que requeiram cada vez menos ações de reciclagem
Abstract: The purpose of this study is to evaluate the relationship between sustainable attitudes and the associated awareness level of consumers from the city of Belo Horizonte. The intention of this study is also to evaluate the consumer´s habits, reactions of consumption, wastefulness, excesses as well as their level of concern with the environment. The methodology used for this study was quantitative and qualitative. It was done a literature review in order to better understand the theory around the behavior and psychology of consumption. It was also done a public research for acquisition of primary data by using the survey methodology. A questionnaire was answered by 86 inhabitants of Belo Horizonte. Afterwards, the answers were analyzed by using assumptions previously formulated with the aim of mapping the reality of consumer´s habits. For the statistical treatment of the collected data, we used the software MINITAB due to its accuracy and reliability. The Microsoft Office Excel was used for preparing the tables aimed to support the analysis of the hypotheses. Based on the collected data, it was possible to conclude that inhabitants of Belo Horizonte are extremely negligent with sustainability issues. The social blindness that became compulsive consumption is frightening and dominates much of the life of the population, which led them to be designated animals of "social consumption." The overexploitation of natural resources also endangers the physical conditions of life on Earth, to the extent that the capitalist economy requires a level and type of production and consumption that are environmentally unsustainable. Notwithstanding, I believe the most sustainable solution today is not recycling itself, but the conception and availability of resources which requires less and less recycling actions
Subject: Administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CRJTG
Issue Date: 17-Dec-2012
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