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Type: Monografias de Especialização
Title: O projeto AMQ (Avaliação para Melhoria da Qualidade) como instrumento degestão para a mudança do processo de trabalho
Authors: Grazilelle Neves Soares Fonseca
First Advisor: Eliane Marina Palhares Guimaraes
Abstract: Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo e comparativo, com abordagem quanti-qualitativa, cujos dados foram extraídos de duas avaliações ocorridas nos anos de 2008 e 2010, com base nos instrumentos IV e V do projeto Avaliação para melhoria da qualidade (AMQ) criado em 2005 pelo Ministério da Saúde cujo objetivo é avaliar a Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios brasileiros e impulsionar o seu crescimento. É uma metodologia de autogestão ou gestão interna dos processos de melhoria contínua da qualidade, que avalia estrutura, processos e resultados e possui como diretrizes o processo de auto-avaliação, livre adesão pelos gestores, ausência de premiações ou punições relacionadas ao resultado bem como a privacidade das informações. Na aplicação dos questionários uma resposta afirmativa ao quesito avaliado considera um avanço no padrão de qualidade, que podem variar de elementar a avançado, nos diversos grandes grupos de avaliação. Observou-se nestes dois anos um avanço significativo nas questões relacionadas à organização do trabalho (de 25% para 52% de respostas afirmativas), acolhimento (de 62,5% para 93,75% de respostas afirmativas) e vigilância à saúde (de 42,85% para 85,71% de respostas afirmativas). Em contrapartida os itens promoção à saúde e controle social não ocorreram variações significativas, com um percentual pequeno de respostas afirmativas, o que mostra a necessidade de investir nestes quesitos. Nos grupos prioritários criança, adolescentes, mulheres, homens adultos e idoso pode-se afirmar que ocorreu um aumento da cobertura das ações de puericultura e vacinação nos menores de cinco anos, porém o grupo dos adolescentes não sofreu impacto com as intervenções. Quanto ao adulto observou-se a necessidade de aprimorar as ações de vigilância à saúde, realizando busca ativa de mulheres com exames alterados e captação dos homens a realizarem avaliação de saúde. A faixa etária dos idosos também sofreu pouco impacto, mas tem sido alvo de discussões na Unidade referente aos cuidados e crescente demanda por serviços. Em uma avaliação global, levando em conta os dois cadernos avaliados (IV e V) foi possível concluir que no decorrer dos dois anos o serviço avançou em alguns aspectos, resultantes ou não da avaliação anterior e de suas matrizes de intervenção. Através disso pode-se perceber que necessário se torna uma nova elaboração de matrizes e a implementação das ações que proporcionem melhorias. O AMQ também se mostra como uma importante ferramenta de gestão institucionalizada e sistemática dos serviços, sendo passível de acompanhamento por todos os níveis de gerenciamento e até mesmo para a população em geral, necessitando ser pactuada e inserida na rotina dos municípios, proporcionando uma metodologia de avaliação contínua e planejamento das ações para melhoria da assistência na APS.
Abstract: This is a descriptive, retrospective, comparative approach with quantitative and qualitative, and data were extracted from two assessments occurred in the years 2008 and 2010, based on the instruments IV and V of the project evaluation for quality improvement (AMQ) created in 2005 by the Ministry of Health which aims to assess the Primary Health Care (PHC) in Brazilian cities and boost their growth. It is a methodology for self-management or internal management processes of continuous quality improvement, which assesses the structure, processes and outcomes as guidelines and has the self-assessment, free membership by managers, lack of rewards or penalties related to income and the information privacy. For the implementation of an affirmative answer to the questionnaires assessed parameter considered a breakthrough in quality standards, which vary from elementary to advanced, in several large groups of evaluation. Observed in these two years significant progress on issues related to work organization (25% to 52% of affirmative answers), host (from 62.5% to 93.75% of positive answers) and health surveillance (for 42.85% to 85.71% affirmative responses). In return the items to promote health and social control has not changed significantly, with a small percentage of positive responses, which shows the need to invest in these items. The priority groups children, adolescents, women, men, adults and elderly can be said that there was an increase in the coverage of the shares of baby care and immunization among children under five years, but the group of adolescents has not been impacted by the interventions. As for adults there was the need to enhance the action of health surveillance, conducting an active search for women with abnormal tests and capture the men to conduct health assessment. The ages of the elderly also suffered little impact, but has been under discussion in the Unit relating to care and increasing demand for services. In an overall assessment, taking into account the two notebooks assessed (IV and V) it was concluded that during the two years the service has advanced in some respects, whether or not derived from the previous assessment and intervention from its headquarters. Through this we can see that it becomes necessary to draw up a new headquarters and implementing actions that provide improvements. The AMQ also appears as an important management tool institutionalized and systematic wa1services, being subject to monitoring by all levels of management and even the general population that needed to be agreed and incorporated into the routine of the cities, providing a methodology continuous assessment and planning of actions to improve care at PHC.
Subject: Estratégia saúde da família
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CYEEQ
Issue Date: 1-Jan-2010
Appears in Collections:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

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