Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CZEA4
Type: Monografias de Especialização
Title: A gestão do cuidado odontológico no programa saúde da família no centro de saúde Goiânia Belo Horizonte
Authors: Miriam Francisco de Souza
First Advisor: Simone Dutra Lucas
Abstract: Com a inclusão da Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família, novas atribuições são incorporadas ao processo de trabalho do profissional de saúde bucal, entre elas, o gerenciamento do cuidado. Este novo saber em saúde bucal exige o desenvolvimento de novas habilidades por parte do Cirurgião Dentista na organização da atenção, visto que até então seu trabalho esteve centrado, em sua maior parte, na doença, privilegiando atividades individuais, curativas e tecnicistas, sem interação com outros profissionais. OBJETIVO: analisar como a Equipe de Saúde Bucal organiza e gerencia o processo de trabalho, na articulação das ações de promoção de saúde, na prevenção de agravos, nas atividades coletivas e no atendimento clínico individual, bem como descrever a gestão do cuidado odontológico no Centro de Saúde Goiânia, localizado no Distrito Sanitário Nordeste de Belo Horizonte/MG. METODOLOGIA: foi feita uma revisão na literatura nas bases de dados Scielo e Lilacs, no período de 2004 a 2009, utilizando-se das palavras chaves: odontologia, saúde da família e processo de trabalho. O preenchimento coletivo de um questionário de avaliação e discussão entre profissionais de saúde Bucal, gerência da UBS, técnicos da Gerência da Assistência à Saúde (GEAS)/Coordenação de Saúde Bucal e da Gerência Regional de Assistência à Saúde (GERASA) foram as ferramentas utilizadas na descrição do processo de trabalho no centro de saúde. Essa reflexão coletiva permitiu a evidenciação dos pontos mais ou menos favoráveis, destacando ações/serviços que precisam ser melhorados ou que necessitem receber apoio para uma melhor programação. RESULTADOS: Os resultados demonstram que, de forma geral, as ações individuais, curativistas e pouco resolutivas ainda predominam, e as mudanças e crescimento nesse novo agir acontecem de modo incipiente. Os profissionais do Centro de Saúde Goiânia começam a desenvolver melhor a questão do acolhimento/acesso, e, de modo menos favorável encontram-se a integração com a ESF/gestão participativa e o controle social. Há necessidade de envolvimento de todos os atores desse processo, utilizando-se do conhecimento, do aprimoramento do processo de trabalho e de uma rede integrada de saúde na gestão do cuidado.
Abstract: With the inclusion of Oral Health in Family Health Strategy, new assignments are incorporated into the work process of the dental health professional and among them, the care management. This "new knowledge" in oral health requires the development of new skills by the dentist in the organization of the attention, since until then, his work was focused for the most part in the disease, favoring individual, curative and technical activities, without interaction with other professionals. OBJECTIVE: analyze how the Oral Health Team organizes and manages the work process, in the articulation of health promotion actions, in the prevention of grievances, in the collective activities and in the individual clinical care, as well as to describe the management of dental care in Goiânia Health Center, located in the Northeast Health District of Belo Horizonte/MG. METHODOLOGY: a literature review was made in Scielo and Lilacs databases, between the years of 2004 and 2009, using the keywords: dentistry, family health and work process. The filling of an evaluation questionnaire and a discussion between dental health professionals, managers of UBS, technicians of the Management of Health Care (GEAS)/Coordination of Oral Health and the Regional Management of Health Care (GERASA) were the instruments used in the work process description in the health center. This collective reflection allowed evidence of the more or less favorable points, highlighting actions/services that need to be improved or that need to receive support for better programming. RESULTS: The results show that, overall, the individual actions, curative and less resolutive, still predominate, and the changes and growth in this "new act" happens incipiently. The professionals of Goiânia Health Center begin to better develop the issue of user embracement /access, and in a less favorable way, the integration with the ESF/participative management and social control. There is a need for the involvement of all actors in this process, using the knowledge and the improvement of the work process and also an integrated network of health care management.
Subject: Estratégia Saúde da Família
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CZEA4
Issue Date: 5-Feb-2011
Appears in Collections:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_miriam_francisco_de_souza_completa.pdf177.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.