Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9D6HL2
Type: Tese de Doutorado
Title: Habitar a cidade: a (re) construção de espaços de habitação para ex-internos de um hospital psiquiátrico e sua importância para a produção de subjetividade
Authors: Renato Ferreira Franco
First Advisor: Cornelis Johannes Van Stralen
First Referee: Maria Stella Brandao Goulart
Second Referee: Paulo Duarte de Carvalho Amarante
Third Referee: João Leite Ferreira Neto
metadata.dc.contributor.referee4: Cassio Eduardo Viana Hissa
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do espaço de habitação para a produção de subjetividade, centrado na noção de cuidado de si. Para tanto, este estudo foi realizado acompanhando um grupo de moradores de um hospital psiquiátrico em dois momentos diferentes: o primeiro, durante o seu processo de desinstitucionalização; e o segundo, quando parte deste grupo já residia em Serviços Residenciais Terapêuticos. Esta é uma pesquisa qualitativa baseada nos estudos da Etnografia e na Antropologia Interpretativa. Chegou-se à conclusão de que o espaço tem grande importância para a subjetividade, mas é o espaço de habitação aquele que mais influência tem para a produção de subjetividade. No que concerne ao espaço de habitação, ele só deve ser entendido assim quando o sujeito, através de uma participação ativa em sua construção, apropria-se dele e o usa como referencial para explorar a cidade. A ação de explorar a cidade é um campo fértil para a produção de subjetividade e para a conquista da cidadania.
Abstract: This study aims to analyze the importance of living space for the production of subjectivity. Therefore, this study was accompanying a group of residents of a psychiatric hospital on two occasions: first, during the process of deinstitutionalization and the second time when this group already living in therapeutic residential services. This is a qualitative research based on studies of Ethnography and Interpretive Anthropology. Reached the conclusion that the space is very important for subjectivity, but the living space is one that has more influence for the production of subjectivity. As concerns the living space, it should only be understood well when the subject through an active participation in its construction, appropriates it and uses it as a reference for exploring the city. The action to explore the city is fertile ground for the production of subjectivities and the achievement of citizenship.
Subject: Psicologia social
subjetividade
Psicologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9D6HL2
Issue Date: 7-Dec-2012
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_renato_ferreira_franco.pdf2.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.