Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9D7FYR
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mario Alberto Perini | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Yara Goulart Liberato | pt_BR |
dc.creator | Lúcia Monteiro de Barros Fulgêncio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T23:04:56Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T23:04:56Z | - |
dc.date.issued | 1983-06-30 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9D7FYR | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho é examinada a definição de anáfora com base na característica de "presença do antecedente na 'consciousness'"; são observados exemplos onde não é possível explicar a interpretação da anáfora com base neste princípio, uma vez que nem sempre os elementos anafóricos possuem o status 'dado' (de acordo com a definição deste ter mo apresentada em Liberate, 1980). É observado também, em alguns casos, o relacionamento das anáforas com conceitos que fazem parte de um esquema evocado, e que são trazidos a um nível mais superficial da memória juntamente com o referente do item léxico explícito no texto. São examinados os tipos de relação anafórico-antecedente, estabelecendo-se três bases para a interpretação do significado da anáfora: recuperação literal, reestruturação e inferência pragmática. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudos Linguísticos | pt_BR |
dc.subject.other | Lingüística | pt_BR |
dc.subject.other | Gramatica comparada e geral Sintaxe | pt_BR |
dc.subject.other | Anáfora (Lingüística) | pt_BR |
dc.title | O problema da interpretação dos elementos anafóricos | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_luciafulgencio.pdf | 4.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.