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Type: Monografias de Especialização
Title: Empowerment: uma alternativa em promoção de saúde
Authors: Leticia Ferreira de Carvalho
First Advisor: Bruno Leonardo de Castro Sena
First Referee: Matilde Meire Miranda Cadete
Abstract: A promoção de saúde é um campo de conhecimento na história da saúde pública que se encontra em plena ebulição. Nos últimos 20 anos, temos assistido a um crescimento exponencial dessa área, que tem realçado profundamente as concepções e práticas públicas no setor. O objetivo deste trabalho é abordar a aplicabilidade do empowerment em promoção de saúde, através de um breve histórico sobre o surgimento da promoção de saúde, da descrição de conceitos pertinentes ao tema e de uma revisão narrativa da literatura sobre promoção de saúde e empowerment. Periódicos, textos e artigos científicos eletrônicos, disponibilizados na internet através de bases de dados com credibilidade no meio acadêmico, serviram como fonte de busca. As bases de dados utilizados foram Lilacs, SciELO e Medline, acessados por meio dos portais Bireme, Google Acadêmico e Capes. Assim, pôde-se constatar que o empowerment é um método em que indivíduos ou um grupo de pessoas desenvolvem potenciais e habilidades a fim de melhorar sua qualidade de vida, ou seja, através dele as pessoas ganham maior controle sobre decisões e ações, que afetam sua saúde. É um processo eficaz, pois aumenta a autoestima, gera organização, determinação, colaboração, integração e autonomia no grupo em questão, permitindo controle e superação dos problemas identificados. Além disso, um de seus focos é a continuidade que é observada na maioria das intervenções. No Brasil, iniciativas para melhorar as condições de saúde de grupos específicos, por intermédio do desenvolvimento do empowerment, têm sido desenvolvidas de forma muito pontual. Entretanto, para muitas pessoas, estas constituem a única forma de mudança e transformação. Sendo assim, estamos carentes de políticas e ações em promoção de saúde e também de investigações científicas que apontem estratégias apropriadas e adequadas, pois a promoção de saúde demanda ações em outros setores, além do setor saúde. Portanto, é necessária uma ação coordenada entre todas as partes envolvidas: governo, setores sociais, econômicos, políticos, públicos, privados, organizações voluntárias e não governamentais, autoridades locais, indústria, mídia e instituições para envolver indivíduos, famílias, comunidades e profissionais de saúde.
Abstract: The health promotion is a field of knowledge in the history of the public health that is on the boil. In the last 20 years, we have seen exponential growth of this area, which has deeply highlighted the concepts and the public practices in the sector. The aim of this work is to approach the applicability of the empowerment in the health promotion through a brief chronology of the emergence of the health promotion, the description of concepts related to the theme and a non-systematic review of the literature on health promotion and empowerment. Journals, electronic texts and articles, made available online through databases with credibility in academia, served as a source of search. The databases used were Lilacs, SciELO and Medline, accessed through portals Bireme, Google Scholar and Capes. Thus it could be seen that the empowerment is a method in which individuals or a group of people develop potential and skills to improve their quality of life, in other words, through it people gain greater control over decisions and actions that affect their health. This is an effective process, as it helps to have high self-esteem, creates organization, determination, cooperation, integration and autonomy among the group in question, allowing them to handle and overcome the identified problems. Furthermore, one of its focuses is the continuity that is observed in the majority of the interventions. In Brazil, the initiatives aimed at improving the health conditions of specific groups through the development of the empowerment have not been developed continuously. However, for many people, these are the only way to change and transform. Therefore, we are in need of policies and actions in health promotion and also of scientific research that suggests appropriate and suitable strategies to each context. The health promotion actions demand in other sectors, beyond the health sector. Therefore it is necessary coordinated action among all stakeholders: government, social sectors, economic, political, public, private, voluntary organizations and non-governmental organizations, local authorities, industry, media and institutions. Involving individuals, families, communities and health professionals.
Subject: Saúde da família
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DCE7L
Issue Date: 18-Nov-2012
Appears in Collections:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

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