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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Propostas de intervenção em grupos de educação em saúde no Programa de Saúde da Família no Brasil
Autor(es): Vanessa Souza Rios
Primeiro Orientador: Matilde Meire Miranda Cadete
Primeiro membro da banca : Eulita Maria Barcelos
Resumo: O trabalho com grupos é uma das atribuições das equipes do Programa de Saúde da Família, onde as práticas educativas na atenção à saúde são atividades pedagógicas voltadas aos usuários, visando à construção do conhecimento a partir das informações e vivências trazidas por eles. A técnica de grupo não está centrada nas pessoas individualmente, nem na dinâmica grupal, mas no processo de inserção e participação do usuário dentro do grupo. As vantagens da realização de grupos consistem em facilitar a construção coletiva de conhecimento e a reflexão acerca da realidade vivenciada pelos seus membros, bem como a de possibilitar a quebra da relação vertical (profissional-usuário) e facilitar a expressão das necessidades, expectativas e angústias. Assim, este estudo objetiva conhecer, por meio de revisão da literatura, as diferentes práticas educativas de grupos de educação em saúde realizados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Foi realizada busca de artigos no período de janeiro a abril de 2012, nas bases de dados SciELO e LILACS, via biblioteca virtual de saúde, no idioma português, entre os anos de 2004 a 2012, com a utilização dos descritores Programa de Saúde da Família, Educação em Saúde, Enfermagem e Grupos de autoajuda. A partir de leituras exploratórias e seletivas, foram selecionados oito artigos, que foram lidos na integra e considerados de maior relevância para o entendimento do tema proposto. A educação de grupos em saúde é uma proposta utilizada pela atenção primária em saúde dentro do contexto da UBS, trazendo benefícios positivos para os participantes que participam dessa ação coletiva. Os artigos mostram que há diferenças no que diz respeito ao tempo de duração, condução dos grupos, intervalo entre um grupo e outro, dentre outros aspectos. Pode-se, portanto, afirmar que o trabalho de grupos de educação em saúde necessita ser mais explorado visando uma uniformização dos procedimentos referentes à composição e atributos utilizados no processo de construção e participação dos grupos propostos.
Abstract: Working with groups is one of the charges of the Family Health Program, where educational practices in health care are teaching activities geared to users, in order to build knowledge from information and experiences they bring. The technical group is not focused on people individually or in group dynamics, but in the process of integration and user participation within the group. The advantages of performing groups are to facilitate the collective construction of knowledge and reflection about the reality experienced by its members, as well as to allow the breaking of the vertical relationship (professional user) and facilitate the expression of needs, expectations and anxieties. Thus, this study aims to know, through literature review, the different groups of educational practices in health education conducted by the Basic Health Units We conducted a search of articles in the period from January to April 2012, the databases SciELO and LILACS via the Virtual Health Library in the Portuguese language, between the years 2004 to 2012, using the descriptors of the Family Health Program, Health Education, Nursing, and self-help groups. From exploratory and selective readings, eight articles, which were read in full and considered highly relevant for understanding the theme. The health education group is a proposal used by primary health care within the context of UBS, bringing positive benefits for participants who participate in this collective action. The articles show that there are differences as regards the duration time of driving groups, the interval between one group and another, among other things. One can therefore say that the work groups of health education needs to be further explored towards a standardization of procedures concerning the composition and attributes used in the construction process and participation of groups proposed.
Assunto: Estratégia saúde da família
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DDGNM
Data do documento: 30-Jun-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

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