Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DDH9C
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Trabalho em equipe: um desafio para a Equipe de Saúde da Família
Autor(es): Verônica Leite Figueiredo
Primeiro Orientador: Matilde Meire Miranda Cadete
Primeiro membro da banca : Maria Rizoneide Negreiros de Araujo
Resumo: A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é um grande representante do avanço do Sistema Único de Saúde (SUS), configurando-se, assim, como um instrumento de fortalecimento da atenção básica. O trabalho da ESF é realizado basicamente por uma equipe mínima de profissionais que ainda é um desafio entre os inúmeros outros enfrentados pela ESF. O trabalho em equipe destaca-se como uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de um serviço de qualidade. Com o objetivo de analisar as dificuldades relacionadas ao trabalho em equipe na atenção à saúde da família, foi desenvolvido uma pesquisa bibliográfica narrativa. Utilizou- se como fonte de coleta dos dados a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e a base de dados do LILACS. Foram selecionados seis artigos com pertinência a realização deste trabalho. A pesquisa evidenciou inúmeras dificuldades em relação á integração e ao trabalho em equipe, destacando a dificuldade em encontrar profissionais que tenham o propósito de trabalhar, valorizando a ação comunicativa. Os resultados revelaram que o trabalho em equipe origina distintos benefícios e, dentre eles, destaca-se a construção de uma rede de relações entre as pessoas. É imperativo que todos os profissionais da equipe de Saúde da Família tenham clareza da importância da integração, apoio e cooperação entre as diversas áreas do conhecimento.
Abstract: The Family Health Strategy (FHS) is a great representative of the advance in the Unified Health System (SUS- Brazilian Public Health System), becoming so, as an instrument for strengthening primary care. The FHS work is performed basically by professional groups and yet considered a challenge among countless others faced by FHS. The teamwork stands out as an indispensable tool for the development of a quality service. With the objective of analyzing the difficulties related to teamwork in family health care, a bibliographical narrative research was developed. It was used as a source of data collection the Virtual Health Library (VHL) and LILACS as a database. Six articles were selected for this study. The research found many difficulties related to the integration and teamwork, highlighting the obstacle in finding professionals with the purpose of working, valuing communicative action. The results revealed that teamwork raises distinct benefits and among them, there is the construction of a network of relationships between people. It is imperative that all professionals in the Family Health team are well aware of the importance of the integration, support and cooperation between the various areas of knowledge.
Assunto: Estratégia saúde da família
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DDH9C
Data do documento: 26-Nov-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_ver_nica_leite_figueiredo.pdf121.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.