Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DFE38
Type: Monografias de Especialização
Title: Sensibilização da população masculina em uma unidade de saúde da família a partir da realização de PSA nos homens com mais de 50 anos
Authors: Emanuel Ribeiro Romeiro da Rocha
First Advisor: Andre Luiz dos Santos Cabral
First Referee: Daniel Xavier Lima
Abstract: A Estratégia de Saúde da Família (ESF) possui em suas ações programas de saúde bem estabelecidos, como: para o controle da hipertensão e diabetes e referentes à saúde da criança e da mulher. A partir de 2008, o Ministério da Saúde através da política nacional de atenção integral à saúde do homem passou a incrementar ações que visem a melhorar assistência a este segmento populacional, que culturalmente relegam ao segundo plano os cuidados com a sua saúde. A Sociedade brasileira de Urologia e a mídia em geral vêm estimulando os homens a procurar os serviços de saúde e desta forma aumentar o seu cuidado com doenças degenerativas passíveis de prevenção através de uma atenção continuada. A popularização da dosagem do antígeno prostático específico no sangue como um dos parâmetros na avaliação da neoplasia de próstata possibilita a atração do usuário masculino aos serviços de saúde. A discussão sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e a utilização de recursos tecnológicos como o PSA não invalidam a sua utilização na forma de rastreio. Esta estratégia aplicada em uma unidade de saúde da família possibilitou o aumento da demanda de usuários do sexo masculino pelos serviços oferecidos por esta.
Abstract: The Family Health Strategy programs were classically designed to act in relation to the control of hypertension and diabetes, as well children´s and women´s health. However, since 2008, the Ministry of Health has promoted a national policy program aimed at improving men´s health. Traditionally, this population had never been a target of such public campaigns. The exceptions are the Brazilian Urological Association and some media segments, which have both been encouraging men to seek health care. The widespread knowledge about prostate cancer screening, including the dosage of the serum prostate specific antigen (PSA), has attracted the male population to the public health units. As a consequence, more male patients are going to these units, which could be a valuable opportunity to improve their care through continued attention.
Subject: Saúde da família
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DFE38
Issue Date: 2-Mar-2013
Appears in Collections:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia__emanuel_ribeiro_romeiro_da_rocha.pdf71.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.