Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DNEQG
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dc.contributor.advisor1Marisa Antonini Ribeiro Bastospt_BR
dc.contributor.referee1Valda da Penha Caldeirapt_BR
dc.creatorLuiz Almeida da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T15:14:46Z-
dc.date.available2019-08-09T15:14:46Z-
dc.date.issued2011-12-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DNEQG-
dc.description.abstractWith the overall growth presented in recent decades, grows more and more the need for quality education and meet the needs of the new generation. To this end, it is necessary to stimulate the change in the paradigms built on ways to educate and consequently the ways in which this education is evaluated, since our very beginning has been based on the traditional. This study aimed to identify the strategies used in the assessment of learning in nursing education in the last 10 years. It was used as a methodological strategy an integrative literature review, with electronic research on the database LILACS and SciELO through controlled descriptors: nursing education, nursing technical education and evaluation methods. In total, was obtained 400 articles in these two bases after being submitted to the selection criteria it rested a final sample of 12 (100%) articles, and 6 (50%) at each base. As a result, it was observed that the articles were written mostly by doctors 22 (71%), 28 (90.5%), predominantly female 27 (87%). Most of the studies showed a concept of education mediated by skills with 9 (75%) studies and in 3 (25%) showed still guided by traditional concepts and ways of evaluating. It can be concluded that most studies presented several alternative strategies for assessment as case studies, reports, laboratory simulation, portfolio use, pre-built instruments, communication skills, action-reflection-action, always encouraging students to find out and assess their prior knowledge and build skills. It is suggested that further studies that address international databases, seeking knowledge of the realities out of Brazil, so that it is possible to have subsidies that may be used as a guide, in order to build new methodological and evaluative strategies. So, it may guide to new horizons in nursing education, making students and teachers of constant change agents with regard to consolidation of nursing as a science in all its areas.pt_BR
dc.description.resumoCom o crescimento global apresentado nas últimas décadas, cresce cada vez mais a necessidade de uma educação de qualidade e que atendam as necessidades da nova geração. Para tal, há que se estimular a mudança nos paradigmas construídos frente às formas de educar e consequentemente as formas como se avalia esta educação, que desde os nossos primórdios tem sido pautada no modo tradicionalista em seu número gênero e grau. O presente estudo objetivou identificar as estratégias de avaliação da aprendizagem empregadas na educação em enfermagem nos últimos 10 anos. Utilizou-se como estratégia metodológica a realização de uma revisão integrativa da literatura, com pesquisas em meio eletrônico na base de dados LILACS e na biblioteca virtual SciELO por meio dos descritores controlados: educação em enfermagem, educação técnica em enfermagem e métodos de avaliação. Ao total, obteve-se 400 artigos presentes nas duas bases que após serem submetidos aos critérios de seleção obteve-se uma amostra final de 12 (100%) artigos, sendo 6 (50%) em cada base, que se fizeram a amostra da presente revisão. Como resultado, observou-se que os artigos foram escritos em sua maioria por doutores 22 (71%), enfermeiros 28 (90,5%), com predominância do sexo feminino 27 (87%). A maioria dos trabalhos mostrou uma concepção de educação mediada por formação de competências com 9 ( 75%) estudos e, em 3 (25%) estudos ainda se mostraram pautados em concepções e formas tradicionais de se avaliar. Conclui-se que a maioria dos estudos apresentou várias estratégias alternativas de avaliação como: estudo de caso, relatórios, simulação em laboratório, uso de portfólio, instrumentos pré-elaborados, capacidade de comunicação, ação-reflexão-ação, sempre estimulando o aluno a descobrir e avaliar o seu conhecimento prévio e construir as competências. Sugere-se a realização de novos estudos que contemplem bases de dados internacionais, visando o conhecimento das realidades fora do Brasil, para que assim possamos ter subsídios que nos orientem na construção de novas estratégias metodológicas e avaliativas. Assim, possibilitará desvincular-nos do mundo tradicionalista da educação e a descobrir e ensinar novos horizontes na educação em enfermagem, fazendo dos alunos e professores constantes agentes de mudanças no tocante à consolidação da enfermagem como ciência em todas as suas áreas de atuação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEducação técnica em enfermagempt_BR
dc.subjectMétodos de avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleMétodos de avaliação da aprendizagem na educação em enfermagem: um recorte da última décadapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD



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