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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DNFWQ
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Kleyde Ventura de Souza | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lelia Maria Madeira | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nagela Cristine Pinheiro Santos | pt_BR |
dc.creator | Ludmilla Taborda Moreira de Assis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T03:41:13Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T03:41:13Z | - |
dc.date.issued | 2011-05-06 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DNFWQ | - |
dc.description.resumo | A Sistematização da Assistência de Enfermagem/Processo de Enfermagem (SAE/PE) é uma atividade privativa do enfermeiro que utiliza o método científico para a identificação das situações de saúde/doença subsidiando as ações de enfermagem que possam contribuir para promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do individuo, família e/ou comunidade. O presente estudo teve como objetivo aperfeiçoar instrumentos de exame físico (constituintes da primeira fase do PE histórico de enfermagem), embasados na Teoria das Necessidades Humanas Básicas (TNHB), direcionados à puérpera e ao recém nascido (RN), para implementação do PE no Alojamento Conjunto (AC), de uma maternidade em Belo Horizonte/Minas Gerais. Para tanto, foi desenvolvido à luz da pesquisa convergente-assistencial (PCA) em cinco etapas, seqüencialmente: elaboração de instrumentos de exame físico; validação dos instrumentos em aparência e conteúdo; refinamento dos instrumentos; acompanhamento da inserção dos instrumentos no prontuário eletrônico do serviço pelo setor de Tecnologia da Informação (TI); acompanhamento da realização do exame físico e inserção dos dados no prontuário eletrônico pelas enfermeiras da unidade. Por meio da contribuição das enfermeiras do serviço foi possível aprimorar os roteiros de exame físico elaborados durante a primeira etapa de maneira adequada, pertinente, abrangente e específica, podendo facilitar a identificação das necessidades da clientela e priorização das mesmas de forma coerente e hierárquica na construção, futura, de um plano assistencial. Com o auxílio do setor de TI, foi possível inserir os instrumentos no sistema eletrônico da instituição tornando-o parte do prontuário eletrônico do serviço. O desenvolvimento da pesquisa em tela permitiu indicar que para proporcionar uma assistência individualizada e de qualidade é necessário que o exame físico seja incorporado à rotina de cuidados diários; re-significar o serviço como um espaço de cuidado e educação; e, ampliar a compreensão das dificuldades e potencialidades das enfermeiras para a realização da primeira etapa do PE. Nesse contexto, delimitaram-se problemas que podem ser melhor explorados, a partir da realização de novos estudos no sentido de dar continuidade a elaboração de roteiros de coleta de dados para os demais setores da maternidade para fortalecer a implementação do PE como um todo. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Processo de enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Exame físico | pt_BR |
dc.subject | Sistematização da assistência | pt_BR |
dc.subject.other | Enfermagem Obstétrica | pt_BR |
dc.title | Aperfeiçoamento e implementação de um roteiro de coleta de dados em alojamento conjunto: contribuições da articulação ensino-serviço | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Enfermagem Obstétrica |
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