Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DSFKF
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Repercurssões da deficiência auditiva para o desevolvimento infantil
Autor(es): Emanuele Cristina Silva Pereira
Primeiro Orientador: Laise Conceicao Caetano
Primeiro membro da banca : Anezia Moreira Faria Madeira
Segundo membro da banca: Marta Araujo Amaral
Resumo: A deficiência auditiva constitui-se num sério problema de saúde pública, porém, por não ser evidente nos primeiros anos de vida, pode ser diagnosticada tardiamente e causar prejuízos. O presente estudo foi realizado com a finalidade de identificar, a partir de elementos teóricos da bibliografia consultada, a importância do diagnóstico da deficiência auditiva e como a mesma reflete no desenvolvimento infantil quando não diagnosticada precocemente. Trata-se de uma revisão bibliográfica, no qual realizou-se uma busca de artigos na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS (Lilacs, Scielo e Medline) no período de 2002 a 2009, bem como consultas em livros no acervo da Universidade Federal de Minas Gerais. Por meio da leitura e seleção dos artigos foi possível a construção de um quadro com o objetivo de caracterizá-los e identificar aspectos relevantes para a pesquisa. Ainda assim, a leitura minuciosa dos artigos possibilitou a elaboração de três categorias analíticas: deficiência auditiva e fatores de risco; deficiência auditiva e sua relação com o desenvolvimento infantil e importância do diagnóstico precoce da perda auditiva, sendo construídas e fundamentadas com base na bibliografia pesquisada. O estudo norteou a verificação de como a perda auditiva interfere no cotidiano das crianças, analisando seus efeitos e como os mesmos influenciam no desenvolvimento infantil. Portanto, é fundamental o conhecimento e envolvimento de todos os profissionais, com ao intuito de diagnosticar e prevenir seqüelas em tempo hábil para o desenvolvimento global da criança.
Assunto: Enfermagem de atenção primária
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DSFKF
Data do documento: 18-Abr-2011
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