Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DSHBL
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Danos causados por agrotóxicos organofosforados a saúde do trabalhador rural: uma revisão integrativa - período de 2000 a 2009
Autor(es): Larissa Silva Braulio
Primeiro Orientador: Kátia Rita Gonçalves
Primeiro membro da banca : Mercia de Paula Lima
Segundo membro da banca: Adelaide de Mattia Rocha
Resumo: A agricultura moderna vem utilizando novas tecnologias e novos insumos que têm colaborado decididamente para o seu desenvolvimento. Porém, a falta de racionalidade e compromisso político no estabelecimento das técnicas de produção, com uso irracional de agrotóxicos, numa busca incessante por maior produtividade, tem provocado erros e exageros no manejo das culturas e causado danos sobre a saúde dos trabalhadores e impactos ambientais irreversíveis. De acordo com a Agencia de Proteção ao Meio Ambiente americana, agrotóxico é uma substancia ou composto que tem a função de prevenir, destruir, matar ou repelir qualquer peste. No mercado mundial de agrotóxicos, os países em desenvolvimento são responsáveis pelo consumo de 20% desses produtos. O Brasil é destacado com o maior mercado individual, representando 35% do consumo, o equivalente a 1,1 bilhão de dólares americanos. O uso indiscriminado de agrotóxico ocasiona em um significativo número de intoxicações, agudas e/ou crônicas. A elevada aplicação de agentes tóxicos, sem o emprego dos cuidados necessários, tem colaborado para a degradação ambiental e para o aumento das intoxicações ocupacionais, configurando-se em um dos principais problemas de saúde pública no meio rural. Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa que teve como objetivo analisar quais os principais danos causados por agrotóxicos organofosforados em trabalhadores rurais, contribuindo para as ações de vigilância em saúde destes trabalhadores. A pesquisa realizada identificou no banco de dados LILACS 74 artigos e no banco de dados SciELO 22 artigos, porém, os artigos encontrados eram compatíveis com os encontrados no banco de dados LILACS. Após análise crítica dos resumos das publicações, foram consideradas as publicações em português, disponíveis para acesso on line e que respondiam a temática em questão. Resultando em 9 artigos que constituíram a amostra do estudo. Os principais danos identificados neste estudo estão relacionados aos sistemas nervoso, cardiovascular, gastrintestinal, epitelial, vestibular, auditivo e respiratório. Em relação ao sistema auditivo, o contato prolongado com esses químicos pode desencadear surdez. Os sinais e sintomas de intoxicação por esses produtos são muitos, mas os principais são: cefaléia, vomito, náuseas, fraqueza, tontura, dificuldades respiratórias, convulsões e nervosismo. Cabe ao enfermeiro responsável pela saúde do trabalhador criar métodos de intervenção, prevenção e atendimento para os trabalhadores rurais que lidam com agrotóxicos, proporcionando a essas pessoas melhor assistência e qualidade de vida.
Assunto: Enfermagem do trabalho
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DSHBL
Data do documento: 26-Fev-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_larissa_novo.pdf429.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.