Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTG4Z
Type: Monografias de Especialização
Title: Fatores que interferem na interação efetiva entre professor e aluno na sala de aula
Authors: Kelly Aparecida Cassiano Coelho
First Advisor: Dacle Vilma Carvalho
First Referee: Lindalva Carvalho Armond
Abstract: A importância da interação efetiva entre professor e aluno está a cada dia sendo mais estudada, pois a educação provém da relação entre professor e aluno. A relação harmoniosa entre professor-aluno é muito importante, pois possibilita a aprendizagem, e acaba produzindo resultados positivos. Entretanto existem fatores que podem influenciar na interação efetiva entre professor aluno, favorecendo ou prejudicando no processo ensino aprendizagem. Diante deste contexto Foi desenvolvido este estudo com o objetivo de identificar fatores que influenciam na interação efetiva entre professores e alunos em sala de aula. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, desenvolvida com uma amostra de 11 artigos publicados em português e no período de 2002 a 2010, identificados nas bases de dados SCIELO e LILACS. Através das referencias apresentadas pelos diversos autores conclui-se que a interação efetiva é essencial ao relacionamento entre educadores e educandos, criando-se condições favoráveis ao processo ensino aprendizagem. Foram identificados 11 fatores que favorecem a relação professor aluno em sala de aula e 13 que dificultam esta relação. As identificações desses fatores poderão subsidiar a reflexão de professores que almejam desenvolver habilidade para uma interação efetiva com seus alunos em sala de aula.
Abstract: The importance of effective interaction between teacher and student each day is being studied further, because education comes from the relationship between teacher and student. The harmonious relationship between teacher-student relationship is very important because it enables learning, and ends up producing positive results. However there are factors that can influence the effective interaction between student teacher, favoring or hindering the learning process. Given this context this study was developed with the aim of identifying factors that influence the effective interaction between teachers and students in the classroom. It is an integrative literature review conducted with a sample of 11 articles published in Portuguese and in the period 2002 to 2010, identified in the databases SciELO and LILACS. Through the references made by several authors concluded that the effective interaction is essential to the relationship between educators and students, creating conditions conducive to the learning process. We identified 11 factors that favor the student teacher ratio in the classroom and 13 that hinder that relationship. The identification of these factors may support the thinking of teachers who wish to develop an ability to interact effectively with their students in the classroom.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTG4Z
Issue Date: 2-May-2012
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc__kelly_pdf.pdf159.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.