Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTGFS
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Adriano Marcal Pimentapt_BR
dc.contributor.referee1Lindalva Carvalho Armondpt_BR
dc.creatorEvaldo de Lelis Alvespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T07:05:27Z-
dc.date.available2019-08-10T07:05:27Z-
dc.date.issued2012-03-03pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTGFS-
dc.description.abstractThe distance education (DE) has been growing and increasingly strengthening in the country as a qualification strategy for nurses who have no access to conventional methods of learning. The present study is an integrative literature review, which aimed to identify the aspects that hinder and facilitate DE. Moreover, to portray the new mode of teaching in their evolution over time, legislation, features, teaching methodology, and its relationship with nursing. The elements that facilitated DE were: flexibility of time and place to learn. On the other hand, the elements that hindered DE were: lack of knowledge and access to new technologies. It is considered therefore that DE is a strategy for training professionals, entered the labor market, allowing qualifying inexpensively reach a large number of workers who seek selfdevelopment. The DE contributes to the promotion of new skills and abilities against the use of new technologies offered by familiarization with the virtual learning environment, requiring the student's effort and dedication towards the activities of classroom teaching.pt_BR
dc.description.resumoA educação à distância (EaD) vem crescendo e se fortalecendo cada vez mais no país, como uma estratégia de qualificação de enfermeiros que não tem acesso a processos convencionais de aprendizagem. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que teve como objetivo identificar quais os aspectos que dificultam e facilitam a educação à distância. Ademais, retrata a nova modalidade de ensino em sua evolução no tempo, legislação, características, metodologia de ensino, relação com a enfermagem. Os elementos identificados como facilitadores da EaD foram: o aprendizado como a flexibilização de tempo e local. Por outro lado, destacaram-se como elementos dificultadores a EaD: a falta de conhecimento e acesso a novas tecnologias. Considera-se, portanto, que a EaD seja uma estratégia de formação de profissionais, inseridos no mercado de trabalho, possibilitando qualificação com baixo custo, atingindo um grande número de trabalhadores que buscam o auto-desenvolvimento. A EaD contribui para a promoção de novas competências e habilidades, frente à utilização de novas tecnologias, propiciadas pela familiarização com o ambiente virtual de aprendizagem, exigindo do aluno esforço e dedicação em relação às atividades de ensino presencial.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleEducação à distância: dificuldades e facilidades na qualificação de enfermeirospt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_final2.pdf664.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.