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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Educação continuada e permanente em enfermagem: ações, estratégias e desafios na atenção primária à saúde
Autor(es): Sandra Regina da Silva Vita
primer Tutor: Geralda Fortina dos Santos
primer miembro del tribunal : Paula Cambraia de Mendonca Vianna
Resumen: Este estudo tem como tema central a educação dos profissionais de enfermagem no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS). Foi desenvolvido com base nos referenciais teóricos da Educação Continuada, da Educação Permanente e da Educação em Serviço. O objetivo foi identificar ações, estratégias e desafios da Educação Continuada e Permanente dos profissionais Auxiliares e Técnicos de Enfermagem que atuam na Atenção Primária à Saúde. O método utilizado foi a revisão integrativa de literatura. Para a seleção da população e amostra, do presente estudo, foi feita uma busca na Biblioteca Virtual em Saúde nas fontes de dados SCIELO e LILACS. A amostra foi constituída por dez estudos, sendo nove artigos científicos e uma dissertação. Os resultados da presente revisão demonstram que a educação permanente realizada no próprio local de trabalho, envolvendo as equipes é ferramenta essencial para qualificação dos profissionais da APS. Todos os estudos da amostra, (100%),defendem desenvolvimento de estratégias e ações baseadas na metodologia participativa, realizadas por meio de programas de treinamentos, cursos de especialização, reuniões de equipes, palestras, grupo de discussão e programas de educação à distância. Conclui-se que para implementação de uma educação profissional em enfermagem eficiente e eficaz é necessário incentivo e apoio institucional, investimentos e a implantação da educação permanente em saúde como estratégia didático-pedagógica nas unidades de atenção primaria à saúde para capacitar e qualificar os profissionais, conforme preconiza o sistema único de saúde.
Abstract: This study is focused on the education of nursing professionals within the Primary Health Care (PHC). It was developed based on theoretical frameworks of Continuing Education, Permanent Education and the Service Education. The objective was to identify actions, strategies and challenges of Continuing Education and Permanent of Professional Nursing auxiliaries and technicians working in Primary Health Care. The method used was the integrative review of literature. To select the population and the sample, of present study, we conducted a search in Virtual Health Library in the data sources SCIELO and LILACS. The sample consisted of ten studies, nine scientific papers and adissertation. The results of this review demonstrate that continuing education taken in the workplace, involving the teams is an essential tool for professional qualification of the APS. All studies of the sample (100%), advocate the development of strategies and actions based on participatory methodology, carried out through training programs, specialization courses, team meetings, lectures, discussions group and distance education programs. We conclude that to implement a professional education in nursing efficiently and effectively it is necessary incentives and institutional support, investment and the implementation of continuing health education as a strategy didactic-pedagogical units in primary health care to train and qualify professionals, as recommended by the health care system.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTH8N
Fecha del documento: 10-feb-2011
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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