Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUEZC
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Baixa adesão das mulheres ao exame papanicolaou
Autor(es): Raquel Souza Lopes
Primeiro Orientador: Eliane de Freitas Drumond
Primeiro membro da banca : Daniele Araujo Campos Szuster
Segundo membro da banca: Daisy Maria Xavier de Abreu
Resumo: O câncer cérvico uterino é uma das doenças crônicas degenerativas que representa um alto indice de morbi-mortalidade letalidade e morbidade, com isso, ele é considerado um problema de saúde pública. Diante disto, o Ministério da Saúde vem desde a década de 1980 investindo em programas que visem a melhoria da saúde das mulheres. Apesar da existência destes programas de rastreamento e a eficácia do tratamento para o câncer quando diagnosticado precocemente, ainda existe um grande número de mulheres que não realizam o exame preventivo ou não realizam com a frequência recomendada. Nesse sentido foi realizado um estudo bibliográfico com o intuito de identificar o motivo da baixa adesão das mulheres ao exame preventivo. A busca foi realizada através de materiais encontrados na língua portuguesa na base de dados BIREME (Biblioteca Virtual em Saúde), LILACS (Literatura Latino - Americano e do Caribe em Saúde) SCIELO (Scientific Electronic Library Online) CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior) site do Ministério da Saúde.Foram identificadas diversos fatores para a não realização do exame preventivo destacando a vergonha, o medo do exame, o desconhecimento da importância do exame, a objeção do companheiro, o temor da doença, o baixo nível socioeconômico e cultural entre outros. Faz-se necessário uma importante modificação de abordagem em todos os contexto para que ocorra a mudança desse perfil.
Assunto: Estratégia saúde da família
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUEZC
Data do documento: 23-Mar-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
raquel_souza___________lopes_____________________baixa_ades_o_das_muulheres__ao_exame_papanicolaou__2_.pdf385.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.